Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 21 de Fevereiro de 2026 às 11:39
Por: Cíntia Borges e Vitória Gomes/Mídia News

    Imprimir


Fablicio Rodrigues
O deputado Max Russi, que falou sobre impactos das chamadas deepfakes
O deputado Max Russi, que falou sobre impactos das chamadas deepfakes

O presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi (PSB), disse estar preocupado com o uso de deepfakes (vídeos manipulados por inteligência artificial) e fake news durante a campanha eleitoral, que tem início em agosto deste ano.

Uma cena chocante, mesmo que seja falsa, pode impactar e até mudar o voto

Candidato à reeleição, Max alertou para o potencial impacto desse tipo de conteúdo, especialmente entre eleitores que decidem o voto nos últimos dias de campanha.

“Hoje, a gente escuta muito: é fake news? E agora tem a IA (inteligência artificial). O período eleitoral vai ser bastante tenso. O que vai evitar que, numa véspera de eleição, algo muito impactante e forte seja distribuído de forma massiva a pessoas humildes?”, questionou.

“Uma parte da população não discute política antecipadamente. A sociedade, de maneira geral, está focada no dia a dia, nos seus problemas, e deixa para definir o voto nos últimos 15 ou 20 dias antes da eleição. Uma cena chocante, mesmo que seja falsa, pode impactar e até mudar o voto dessas pessoas”, emendou.


A declaração foi dada na semana em o vice-presidente da Casa, deputado Júlio Campos (União), registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil contra a divulgação de um suposto “print” íntimo atribuído a ele nas redes sociais.

O parlamentar afirmou que a imagem é uma montagem produzida com o uso de inteligência artificial (deepfake) e associada de forma fraudulenta à sua imagem.

Max, no entanto, disse confiar na atuação da Justiça Eleitoral para coibir abusos, que já assombram políticos no país.

“Isso nos preocupa bastante. Confiamos na atuação forte do Tribunal Regional Eleitoral. Vamos precisar muito deles focados nesse tema. Já sabemos que estão atentos, porque é uma questão que preocupa todos nós do meio político”, afirmou.

Apoio a Júlio Campos

Questionado se o Legislativo poderá auxiliar no caso do Júlio Campos, Max Russi afirmou que dará suporte institucional ao deputado se for pedido.

“A Casa vai estar à disposição, a Procuradoria também, e vamos tomar as providências que o deputado entender serem importantes. Fica a critério dele”, disse.

“Todo apoio jurídico que ele precisar da nossa Procuradoria, da Presidência e do Parlamento, ele terá para fazer sua defesa”, completou.

Júlio Campos formulou um boletim de ocorrência nesta semana junto à Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI), que ficará responsável por conduzir as investigações e identificar os autores da criação e disseminação do conteúdo.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/471409/visualizar/