Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 06 de Julho de 2026 às 09:30
Por: Jonas da Silva/Mídia News

    Imprimir


Yasmin Silva/MidiaNews

O deputado Eduardo Botelho disse que o MDB aguarda ser formalmente procurado pelos pré-candidatos ao Governo do Estado para abrir negociações sobre eventual aliança eleitoral para a disputa de 4 de outubro.

Oferecido não tem preço. Estamos aguardando e vendo quem vai abrir e nos chamar para a conversar

A decisão final do partido sobre coligações nesta eleição será tomada de forma coletiva, segundo o deputado. E o processo envolverá a cúpula da sigla e a deputada Janaina Riva, pré-candidata ao Senado. O MDB não possui nomes para concorrer ao Palácio Paiaguás. Líderes e a cúpula partidária admitem que poderão lançar a parlamentar mesmo sem apoiar ninguém formalmente ao Governo.

“Não podemos ser oferecidos. Porque tem aquela máxima: oferecido não tem preço. Estamos aguardando e vendo quem vai abrir e nos chamar para conversar”, disse Botelho. “Vamos conversar com todos aqueles que abrirem a porta para conversa conosco”, reforçou.

Ele reforçou que antes de qualquer decisão, o partido e os seus principais pré-candidatos se reunirão e tomarão a decisão junto com a deputada. “Ela [Janaina] já garantiu que não vai decidir sozinha e que vai levar a discussão para o grupo de candidatos”, argumentou.


“Nós vamos ter essas conversas daqui para a frente. Evidentemente que tudo é possível. É possível conversar com Pivetta, Wellington e Jayme Campos”, disse. Ele reafirmou que a prioridade do partido é eleger a deputada em uma das duas vagas ao Senado.

Botelho ainda explicou que mesmo com o PL, cujo pré-candidato ao Governo, o senador Wellington Fagundes, é genro de Janaina, não há nenhuma abertura para o diálogo ainda e composição eleitoral.

Batalha no União Brasil

O senador Jayme trava uma batalha interna no União Brasil com o ex-governador Mauro Mendes para definir se o partido vai ter candidato próprio, com ele Jayme, como nome. Ou se prevalece a escolha de Mendes em apoiar o governador Otaviano Pivetta (Republicanos). Jayme e Mendes conversaram na segunda-feira (29) para tentar um acordo.

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini é contrário à aliança com o MDB da deputada por considerar a sigla de esquerda e de apoio ao Governo Lula, de quem ele é crítico.

Aliança com Pivetta

O deputado também disse que há possiblidade da composição com o grupo do ex-governador Mauro Mendes (União Basil) e do governador Otaviano Pivetta (Republicanos), pré-candidato à reeleição. Mas ressaltou que deve haver interesse do governador. “Possibilidade há. Mas precisa primeiro eles demonstrarem estar aberto para essa conversa”, explicou Botelho.

“Evidentemente o governador, que é o líder maior, Otaviano Pivetta, que é o candidato do Mauro Mendes, ele tem que abrir essa oportunidade, dizendo que ele quer conversar conosco”, afirmou o parlamentar.

“Se tiver, evidentemente que nós vamos conversar”, acrescentou.

Ele minimizou o atrito que houve entre o ex-governador e a deputada com o impedimento dela participar da atual composição da Mesa Diretora do legislativo, hoje presidida pelo deputado Max Russi (Podemos).

Botelho ainda reforçou que a possibilidade da deputada compor como vice da chapa do governador Otaviano Pivetta nunca foi colocada para debate interno no partido. A proposta foi feita no começo do ano pelo empresário do agro, Eraí Maggi para facilitar a eleição do ex-ministro da Agricultura Carlos Fávaro, que concorre à reeleição do Senado.

Veja vídeo:





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/472979/visualizar/