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Quarta - 04 de Julho de 2012 às 19:16
Por: Ericksen Vital

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O secretário extraordinário da Copa em Mato Grosso, Maurício Guimarães, afirmou que a primeira obra do Veículo Leve sobre Trilho (VLT), modal de transporte público escolhido para a Copa do Mundo de 2014, deve começar no dia 1º de agosto na cidade de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá.

A obra da trincheira do Zero Quilômetro, próximo ao Aeroporto Internacional Marechal Rondon, será a primeira a impactar na rotina dos motoristas. A obra será na Avenida da FEB, a principal via que interliga a capital à cidade vizinha. O prazo para a entrega do novo modal é de 24 meses.

Serão 12 obras de viadutos, trincheiras e pontes, sendo que nove pontos de obras em frentes de trabalho devem ocorrer ao mesmo tempo. Até o momento, segundo explicou o secretário, os técnicos estão fazendo o licenciamento ambiental e o estudo topográfico da obra. “Já tem pessoal na rua trabalhando”, ressaltou.

Para antecipar as informações do subsolo no local e prevenir possíveis interferências, o consórcio está escaneando a região onde se concentrarão as obras. Na manhã desta quarta-feira (4), um aparelho que captura imagens e realiza o mapeamento percorreu o trajeto do VLT para identificar possíveis intervenções.

O VLT será implantado nos canteiros centrais de algumas das principais avenidas das duas cidades, totalizando 22,2 km de trajeto. Uma rota vai sair do final da Avenida Historiador Rubens de Mendonça (CPA) em Cuiabá e seguirá até o aeroporto em Várzea Grande. Já a outra linha deve iniciar no fim da região do Coxipó e terminar no centro da capital.

Com 15 quilômetros de extensão, o trajeto CPA-Aeroporto contará com dois terminais de integração (CPA1 e André Maggi, que terá um elevado ferroviário no aeroporto Marechal Rondon), 22 estações de transbordo, dois viadutos, três trincheiras e uma ponte. Nesse trecho será feita também a reestruturação do canal da Prainha, na região central de Cuiabá.

Já o eixo Coxipó-Centro terá 7,2 km de extensão, um terminal de integração (Coxipó), 11 estações de transbordo, três viadutos e duas pontes.

Custo
Com os estudos realizados sobre as isenções, a previsão é que o valor para implantação do VLT deverá ficar entre R$ 1,2 bilhão a R$ 1,4 bilhão. Para desapropriação serão destinados R$ 110 milhões, montante que representa a contrapartida do governo na obra.





Fonte: Do G1 MT

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