Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 20 de Julho de 2026 às 10:44
Por: Jonas da Silva/Mídia News

    Imprimir


A vereadora de Cuiabá Dra Mara, a deputada federal Gisela Simona e o empresário Marcelo Maluf estão entre os nomes cotados
A vereadora de Cuiabá Dra Mara, a deputada federal Gisela Simona e o empresário Marcelo Maluf estão entre os nomes cotados

Os nomes que vão compor as chapas majoritárias ao Governo de Mato Grosso começam a ganhar protagonismo com a abertura das convenções partidárias nesta segunda-feira (20). A definição dos candidatos a vice passou a ser uma das principais prioridades dos dirigentes partidários e pré-candidatos.

Vamos finalizar a convenção no dia 22, com a homologação do meu nome ao Governo e do José Medeiros ao Senado, sem a definição do nome de vice

Na disputa pelo melhor perfil, diversos nomes são avaliados nos bastidores e já figuram entre os mais cotados para ocupar o posto.

Os dois principais pré-candidatos ao Palácio Paiaguás ainda buscam definir seus companheiros de chapa: o governador Otaviano Pivetta (Republicanos) e o senador Wellington Fagundes (PL).

Pivetta já afirmou que prefere uma mulher como candidata a vice, de preferência de uma região diferente de seu principal reduto eleitoral. Entre as prioridades estariam lideranças da Região Metropolitana de Cuiabá ou de Rondonópolis, terceiro maior colégio eleitoral do Estado.


Nesta semana, o governador elogiou a vereadora de Rondonópolis Kalynka Meirelles (Podemos), destacando que a conhece há muitos anos, desde o período em que a jornalista atuou em Lucas do Rio Verde, município administrado por ele em três mandatos.

Kalynka é pré-candidata a deputada federal pelo Podemos e deve formar dobradinha com a primeira-dama de Rondonópolis, Alessandra Ferreira (Podemos), pré-candidata a deputada estadual.

No Podemos, presidido pelo deputado estadual Max Russi, também são citadas como possíveis opções as vereadoras por Cuiabá Dra. Mara e Katiúscia Mantelli, além da vereadora de Várzea Grande Gisa Barros. Os nomes foram mencionados publicamente por Russi nas últimas semanas.

Outro nome que circula nos bastidores é o da deputada federal Gisela Simona (União Brasil). No aniversário de Cuiabá, Pivetta almoçou com a parlamentar na comunidade São Gonçalo Beira Rio, gesto que alimentou especulações sobre uma eventual composição. Gisela, no entanto, é pré-candidata à reeleição para a Câmara dos Deputados pelo União Brasil.

PL mantém definição em aberto

Wellington Fagundes informou ao MidiaNews que a convenção do PL, marcada para quarta-feira (22), homologará sua candidatura ao Governo e a de José Medeiros ao Senado, seus suplentes, mas deixará a definição do candidato ou da candidata a vice para o prazo final previsto pela Justiça Eleitoral, em 5 de agosto.

"Vamos finalizar a convenção no dia 22, com a homologação do meu nome ao Governo e do José Medeiros ao Senado, sem a definição do nome de vice. E deixar isso para o dia 5 de agosto", afirmou o senador.

Entre os nomes cogitados está o do empresário Marcelo Maluf, atualmente pré-candidato ao Governo pelo Novo. O presidente estadual do PL, Ananias Filho, já admitiu a possibilidade de uma composição que coloque Maluf como vice de Wellington Fagundes.

Outro nome citado nos bastidores é o da ex-prefeita de Sinop Rosana Martinelli (MDB), considerada uma opção de preferência do senador. A eventual indicação, porém, enfrenta resistência de lideranças do PL, entre elas os prefeitos Abilio Brunini (Cuiabá), Flávia Moretti (Várzea Grande) e Cláudio Ferreira (Rondonópolis), que rejeitam uma aliança com o MDB após os embates travados nas eleições municipais de 2024.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/473214/visualizar/