Frente Parlamentar Pró-Horti discute políticas públicas para o segmento
A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Segmento Hortifrutiflorigranjeiros, promoveu nesta quarta-feira (04), em Brasília, café da manhã em comemoração ao primeiro ano de criação do grupo de trabalho.
O presidente da frente, também conhecida Pró-Horti, deputado federal Junji Abe (PSD/SP), aproveitou a realização do 6º Simpósio Internacional de Sementes, Mudas e Estabelecimento de Hortaliças, organizado em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), para divulgar os objetivos e as principais ações desenvolvidas pelo colegiado no primeiro ano de trabalho.
A frente reúne mais de 200 congressistas em torno das discussões sobre a implementação de políticas públicas direcionadas ao segmento de verduras, legumes, tubérculos, bulbos, frutas, champignon, mel e derivados, além de aves, ovos, pecuária de leite, flores e outros itens destinados ao mercado interno.
Para o deputado federal Wellington Fagundes (PR/MT), é importante aprofundar os debates em torno da classe que durante anos foi esquecida pelo poder público. “Falta incentivo a esses produtores, porque na maioria das vezes eles não se enquadram nos critérios do plano de agricultura familiar, tampouco no setor de exportação”, explicou.
De acordo com Abe, a frente tem trabalhado na definição de medidas que beneficiem todo seguimento. “Não há como pensar em políticas publicas eficientes que atendam apenas uma parte da cadeia produtiva. É preciso envolver todos os agentes. Só assim os resultados serão positivos para todos, inclusive para o consumidor final que ganhará em qualidade e preço”, afirmou.
Comentários