Leitão participa da inauguração da Embrapa de Floresta
Indicado como representante oficial da Câmara, da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) e da Frente Parlamentar da Agropecuária, o deputado Nilson Leitão (PSDB/MT) irá participar nesta sexta-feira (06) da inauguração da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Agrossilvipastoril, denominada na região como Embrapa de Floresta.
Após anos de luta para implantar em Sinop a primeira sede na Amazônia de floresta, Leitão buscou levar para o município a junção da proteção ambiental e desenvolvimento da região. “A Embrapa é uma luta que iniciamos em 2004, concretizamos em 2008 com o lançamento da pedra fundamental e em 2010 demos início a construção. Uma luta vinda da união de muitos para que Sinop fosse a cidade escolhida para a sede”, diz.
Construída em uma área de 612 hectares e munida com auditório, biblioteca, salas de reuniões e de trabalho, garagens, oficinas, estação meteorológica de alta precisão, casa de vegetação e outras estruturas de suporte para execução de pesquisas, a nova sede será uma das unidades mais bem equipadas do centro oeste.
O centro irá coordenar e integrar ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação, em sistemas integrados de produção de alimentos, fibras, florestas e agroenergia para o desenvolvimento de tecnologias com enfoque na preservação e na sustentabilidade. Pra que esse trabalho seja elaborado com o máximo de qualidade, a unidade contará com uma equipe de 100 pessoas, entre pesquisadores, analistas e assistentes que serão contratados ao longo dos próximos dois anos, com vagas proporcionadas pelo PAC Embrapa.
O Programa de Fortalecimento e Crescimento da Embrapa, PAC Embrapa, foi lançado em 2008 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o intuito de reestruturar a pesquisa agropecuária brasileira e instalar novos centros de pesquisa em Mato Grosso, Tocantins e Maranhão.
Segundo o chefe-geral da Embrapa Mato Grosso, João Flávio Veloso Silva, a localização da unidade no estado é estratégica, uma vez que reúne vários biomas: Amazônia, Cerrados e Pantanal. Além da escolha geográfica do município, a Embrapa de Floresta que fica na rodovia MT 222 km 8, está próxima do centro da cidade e a apenas 3 km do aeroporto, facilitando o acesso.
Para o deputado Nilson Leitão Sinop está tendo a excelente oportunidade de ter instalada no município a primeira Embrapa na Amazônia Legal. “Além de ajudar no desenvolvimento econômico da região, teremos o ponto de partida decisivo para uma convivência harmônica entre floresta e agropecuária”.
Atualmente o Mato Grosso possui 48 milhões de hectares de terras agricultáveis. O setor agrícola é o responsável por 32,2% do Produto Interno Bruto do estado, 80% das exportações e 40% dos empregos formais. Além disso, lidera o ranking nacional na produção de grãos e oleaginosas
Comentários