Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 03 de Julho de 2012 às 22:16

    Imprimir


Ao menos três pessoas morreram e 20 ficaram feridas, entre elas dois policiais, em confrontos nesta terça-feira em Celendín (norte do Peru) entre forças de segurança e manifestantes opostos à execução do projeto de mineração Conga, da americana Newmont, informou uma fonte da procuradoria.

"Há três mortos, um é menor, além de 20 feridos e 15 presos", disse à emissora RPP Esperanza León, procuradora de Cajamarca, região à qual Celendín pertence.

A informação atualiza uma versão anterior que apontava dois civis mortos, segundo havia informado o médico Reynaldo Núñez, do hospital regional de Cajamarca.

Os confrontos ocorreram no contexto de uma greve por tempo indeterminado que já leva 33 dias em Cajamarca contra o projeto.

Mais cedo, o Ministério do Interior informou que dois policiais ficaram feridos "por armas de fogo disparadas pelos manifestantes que tentavam tomar a prefeitura de Celendín", cerca de 800 km ao norte de Lima, informou um comunicado do Ministério.

Cerca de 1 mil manifestantes protestaram pelas ruas dessa cidade e tentaram tomar a sede da prefeitura, mas foram contidos por oficiais antimotins que lançaram bombas de gás lacrimogêneo e utilizaram cacetetes para dispersá-los, informaram redes de rádio.

O Ministério do Interior condenou as ações dos grevistas e disse que estes "ultrapassaram o protesto social para realizar atos delinquentes".





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/47420/visualizar/