Retomada das exportações de carne suína para a Argentina desde a ultima quinta-feira (29), após 5 meses de embargo, deve melhorar os preços Mato Grosso e no restante do país
Preço do suíno em MT é o menor dos últimos anos
Atualmente o valor pago ao produtor mato-grossense pelo quilo do suíno está na média de R$ 1,60, considerado o mais baixo dos últimos anos. Para o presidente da Associação de Suinocultores de Mato Grosso (Acrismat), Paulo Lucion, a medida irá minimizar a crise que assola o setor, agravada a partir do embargo russo, em julho de 2011.
“Mato Grosso exporta pouca carne para Argentina, mas considerando o volume nacional e o excesso de carne no mercado doméstico, o preço pode se elevar um pouco”. Quanto a` sus- pensão do embargo imposto pela Rússia, ainda não há previsão. Expectativa está sendo depositada numa possível visita de uma missão técnica aos frigoríficos bovinos e suínos do Brasil, prevista para os próximos 15 dias. Plantas embargadas estão espalhadas por Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Paraná.
No 1º quadrimestre deste ano, os embarques de carne suína mato-grossense caíram 47,7% em volume em comparação com o mesmo período do ano passado, totalizando 3,613 mil toneladas do produto. Receita caiu 61,1% no mesmo período, com uma movimentação de US$ 7,814 milhões. Apesar da redução na comercialização, os abates se mantiveram elevados até março, registrando incremento de 8,5% em comparação com o 1o trimestre de 2011.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostraram que foram abatidos 515,227 mil animais em 2012, contra 474,732 mil nos primeiros 3 meses de 2011.
Comentários