Partidos de oposição pedem eleições limpas em Sinop
Os partidos de oposição que formam a coligação Sinop no Coração e que fazem oposição à atual administração em Sinop estiveram reunidos com o Juiz Eleitoral, Túlio Duailib Alves Souza no começo da tarde desta terça-feira (3), no Fórum.
O encontro foi solicitado para sugerir ao juiz realização de eleições limpas em Sinop.
O objetivo é convencer os demais partidos participantes do pleito a firmar um TAC – Termo de Ajustamento de Conduta visando impedir a poluição visual e sonora própria do marketing eleitoral.
O documento sugere a proibição de adesivos de grande e médio porte em veículos ou não, sendo permito somente adesivos de até 40cm de comprimento por 15cm de largura; proibição de plotagem e envelopamento de veículos; placas, mini-door, santão e cavalete; carreatas; propaganda volante através de carros de som; fogos de artifício; pintura de muros e utilização de via pública para afixação de propagandas, placas móveis, cartazes e assemelhados.
Renata Leitão, candidata à vice-prefeita da coligação participou da reunião. Segundo ela, o que se busca é uma campanha igualitária para todos.
“O objetivo primordial é ter uma campanha equiparada onde todos os candidatos, tanto na majoritária como na proporcional, tenham condições de concorrer ao pleito. Estamos buscando uma campanha propositiva, uma campanha onde a cidade ficará limpa, sem poluição visual, além de tentar coibir o abuso de poder econômico.”
Para o Juiz Túlio Duailib, responsável pela propaganda eleitoral nas eleições municipais, é preciso que haja vontade de todas as partes para que o documento entregue nesta terça-feira seja balizador de conduta na campanha.
“Tem que haver uma manifestação de vontade todos os envolvidos no processo eleitoral. Vamos apresentar à outra coligação para análise e se entenderem que seja pertinente assinar algum documento consensual sobre regras de propaganda eleitoral este será feito com a presença do Ministério Público Eleitoral”.
TAC a parte, o juízo eleitoral deve se reunir com a imprensa, candidatos e delegados de partido nesta quarta-feira (4) na Câmara Municipal para falar sobre o que pode e não pode em termos de propaganda eleitoral durante a campanha. A reunião começa às 19h.
Comentários