Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 02 de Julho de 2012 às 17:54

    Imprimir


As potencialidades dos municípios da região Vale do Rio Cuiabá, conhecida como Baixada Cuiabana, estão reunidas, em linhas gerais, em uma cartilha elaborada pela Associação Mato-grossense dos Municípios. O conteúdo é baseado no Pré-programa de Desenvolvimento do Turismo, da Agricultura Familiar e da Mineração para a Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá. O programa foi elaborado pela equipe técnica da instituição, visando identificar as vocações regionais e fomentar o desenvolvimento das potencialidades locais. A cartilha será distribuída para os municípios da região e outros segmentos para divulgar o  programa e conquistar maior adesão à proposta.

O turismo e a agricultura familiar são os principais focos do trabalho, considerando a capacidade desses setores em gerar emprego, renda e inclusão social. A cadeia da mineração também está sendo incorporada ao estudo devido ao grande potencial do setor nos municípios.

O superintendente da AMM, Maurício Munhoz, disse que um dos objetivos do programa é preparar os municípios para a Copa, que garantirá muita visibilidade ao estado, principalmente aos municípios turísticos. Ele ressalta que apenas Cuiabá está melhor estruturada para o evento, mas que  é necessário estender os investimento a outras cidades da região. “A AMM vai apresentar a proposta ao governador na expectativa que o estado apoie o programa e crie condições para a sua execução”, destacou.

A AMM reforça que para que as políticas de fomento ao turismo, agricultura e mineração tenham sucesso, é imprescindível o investimento em infraestrutura. A instituição está sugerindo melhorias nas cidades visando garantir qualidade de vida para a população, sustentabilidade e capacidade para comportar grandes empreendimentos.

Entre as sugestões, destacam-se as seguintes: melhoria das vias que interligam os municípios e pavimentação das vias de acesso à zona rural, ampliação da rede de abastecimento de água e de tratamento de esgoto, melhoria no fornecimento de energia elétrica e ampliação dos sistemas de comunicação, além de melhor logística de transporte, por meio de um sistema multimodal, facilitando o escoamento da produção e diminuindo os custos com frete.

O estudo visa criar meios para diversificar a matriz econômica dos municípios, para que se tornem mais competitivos, menos dependentes de repasses governamentais e de variações externas. A agricultura tem grande representatividade na identidade econômica dos municípios e o turismo possui grande potencial, que pode ser melhor explorado com um investimento mais sólido e planejado dos âmbitos federal e estadual.

A região é composta pelas seguintes cidades: Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antonio de Leverger, Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nobres, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé e Rosário Oeste.

Dos 13 municípios, sete possuem economia exaurida, que na prática representa poucas oportunidades, desemprego, população decrescente, entre outros problemas. Pesquisa realizada pela AMM em 2011 nos municípios da região ratifica essa realidade. O levantamento apontou um significativo fluxo migratório e um índice de desemprego entre jovens de 16 a 24 anos, principalmente moradores das periferias.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/47584/visualizar/