Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 02 de Julho de 2012 às 17:28
Por: Carolina Alves

    Imprimir


Projeto de Lei permite que avalista inscreva avalizado inadimplente em cadastro de proteção ao crédito
Com o propósito de fortalecer as instituições da fiança e do aval, o PL do deputado Nilson Leitão segue em tramitação na Câmara.

Em plena atuação na Câmara dos Deputados, Nilson Leitão (PSDB/MT) continua dando andamento em projetos de lei que beneficiam não apenas o Estado de Mato Grosso, mas a população de todo país.

Em tramitação na Comissão de Defesa do Consumidor (CDC), o PL n° 3825/2012 de sua autoria trata sobre a inscrição, por fiador ou avalista, de pessoa afiançada ou avalizada em bancos de dados e cadastros de proteção ao crédito.

O objetivo é fornecer ao avalista ou fiador o direito de inscrever em um banco de dados e cadastros de proteção ao crédito à pessoa inadimplente até que a dívida seja sanada. Atualmente a restrição nominal fica limitada ao co-responsável, estando o devedor isento de qualquer tipo de punição. 

Segundo Leitão a responsabilidade deve ser transmitida a quem é de direito para que o prejuízo não fique apenas para o responsável legal. “O fiador ou avalista se não for devidamente reembolsado, deve, sem dúvida, ter o direito de inscrever o responsável em cadastro de pessoas inadimplentes”, defende.

Protocolado na Câmara Federal em maio de 2012, o PL foi apresentado a Comissão de Defesa do Consumidor onde o relator deputado José Chaves (PTB-PE) foi designado. Após analise, caso obtenha parecer positivo, o projeto passara por cinco sessões ordinárias onde os membros da comissão poderão fazer emendas ao texto.

Com as modificações e aprovado por meio de votação, o projeto segue para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania para também ser apreciado pelos parlamentares.

Para mais informações acesse o tópico Legislação em www.camara.gov.br.
 
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/47590/visualizar/