Em um desfile previsto para esta segunda-feira (2), a partir das 13h, adolescentes internas no Centro Socioeducativo de Cuiabá vão apresentar mostras de bijouterias que fabricaram na unidade. O desfile é uma das atrações da 1ª Feira de Artesanato e Bijouterias do Centro que será aberta ao público, conforme informações da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado (Sejudh).
No evento que será no auditório da diretoria do Centro Socioeducativo serão expostos os acessórios e artesanatos produzidos nas oficinas de capacitação. Além disso, estão previstas apresentações artísticas e culturais de outros projetos em andamento na unidade que tiveram a participação de garotos que também estão internados na instituição.
De acordo com a diretora da unidade, Maria Giselda da Silva, as adolescentes produziram peças de boa qualidade que surpreenderam os envolvidos. A produção será comercializada e parte do dinheiro será investido em novos materiais para a continuidade do curso, segundo ela. Outra parte do dinheiro deve ser destinado à compra de secador de cabelo e chapinha para uso comum das novas artesãs durante o período de internação.
A diretora conta que as próprias adolescentes escolheram ampliar a produção porque já pensam na renda que o novo ofício poderá proporcionr a elas, principalmente após o cumprimento da medida socioeducativa. “A capacitação cumpre dois objetivos importantes, que são a preparação das adolescentes para a vida e o trabalho e o incentivo à ruptura com o ato infracional”, enfatizou
Comentários