Único time ainda invicto no Campeonato Brasileiro, com a derrota do Cruzeiro para o São Paulo em Belo Horizonte, o Fluminense assumiu provisoriamente a liderança na tarde deste sábado. Com o goleiro Diego Cavalieri inspirado e o jovem atacante Samuel decisivo, a equipe suportou a pressão do Náutico e ganhou por 2 a 0, no Estádio dos Aflitos, pela sétima rodada da competição.
Samuel poderia sair como o nome da partida. O substituto de Fred e Rafael Moura demonstrou oportunismo e abriu o marcador aos 31min do primeiro tempo após completar de cabeça falta cobrada por Fred. No segundo tempo, aos 26min, o atacante aproveitou rebote do goleiro Felipe para completar para o gol e garantir os três pontos para a equipe carioca.
Porém, o grande destaque da partida foi o goleiro Diego Cavalieri. Com pelo menos seis grandes defesas, o arqueiro da equipe tricolor parou o ataque do Náutico e principalmente o camisa 10 Souza, originalmente volante, mas que atua como homem mais avançado no meio-campo do time pernambucano.
A vitória coloca o Fluminense provisoriamente na liderança do Campeonato Brasileiro com 15 pontos. Para se manter no topo da tabela ao término da rodada, os comandados de Abel Braga precisam torcer para que o Vasco não vença a Ponte Preta na partida que encerra a rodada deste sábado e que Grêmio e Atlético-MG empatem no confronto direto que acontece domingo, no Estádio Olímpico.
E o próximo jogo da equipe tricolor na competição será contra o rival Flamengo, domingo que vem, às 16h (de Brasília), no Engenhão. Já o Náutico visita o lanterna Atlético-GO no Serra Dourada, sábado, às 21h (de Brasília). A equipe alvirrubra ocupa apenas a 16ª posição com sete pontos e pode fechar a rodada perto da zona de rebaixamento, se os últimos abaixo venceram seus compromissos.
O jogo
Mesmo com quatro jogadores de contenção no meio-campo, o Náutico se sentiu à vontade para jogar no campo de ataque do Fluminense no Estádio dos Aflitos. Revelado como volante e atuando como o jogador mais avançado do meio, o camisa 10 Souza demonstrou qualidade de um cabeça de área aos 13min. O jogador recebeu ótimo lançamento de Rhayner, ganhou no corpo de Bruno, teve tempo para dominar a bola, se posicionar e finalizar cruzado. O chute rasteiro saiu fraco e Diego Cavalieri defendeu sem problemas. Kim entrava livre na segunda trave e reclamou muito do companheiro.
Para dar mais emoção ao confronto deste sábado, o zagueiro Anderson assustou a torcida do Fluminense, o técnico Abel Braga e os companheiros em dois lances na sequência. Aos 16min, o jogador afastou da área lançamento longo para os pés de Souza, que aproveitou rebote e finalizou à direita do gol defendido por Diego Cavalieri. Dois minutos depois, o Náutico tramou boa jogada pelo lado esquerdo e o lateral Lúcio cruzou. Anderson espanou ao tentar afastar, Kim pegou o rebote, mas finalizou por cima ao tentar tirar do goleiro adversário.
A abertura do placar parecia questão de tempo para os donos da casa. Aos 28min, Derley tocou para Rhayner que tocou para Kim. O atacante tentou devolver para Derley na área, mas o companheiro não conseguiu alcançar. Diego Cavalieri saiu bem e defendeu a bola que sobraria para Souza. Porém, o Fluminense, praticamente na primeira vez que chegou, foi quem abriu o marcador nos Aflitos. Deco bateu falta da meia direita, o centroavante Samuel fez um leve desvio com a cabeça e mandou no canto do goleiro Felipe, que apenas observou a bola entrar no canto direito do gol.
O tento sofrido não abalou o time pernambucano, que continuou pressionando em busca do gol, agora de empate. Aos 37min, Alessandro fez grande lançamento ainda do campo de defesa. Souza mais uma vez soube escapar da linha de impedimento do Fluminense, dominou sozinho e tentou tirar de Diego Cavalieri com um chute forte à meia-altura. E mais uma vez o goleiro do time tricolor fez ótimo defesa. E o camisa 12 voltou a parar o Naútico no último minuto do primeiro tempo. Martinez finalizou da entrada da área, a bola desviou e sobrou para Souza dominar e finalizar nova grande defesa de Cavalieri.
Se terminou como o grande nome da primeira etapa, Diego Cavalieri voltou para o segundo tempo disposto a continuar parando o bombardeio do Náutico. E os trabalhos começaram cedo. Aos 3min, o quique da bola enganou Anderson, Kim aproveitou para tomar a dianteira do zagueiro e finalizou para grande defesa do goleiro da equipe carioca. Quando não parava no arqueiro adversário, o Náutico esbarrava na falta de pontaria de seus atacantes. Aos 6min, os donos da casa puxaram contra-ataque, Lúcio cruzou da esquerda e Kim subiu sozinho entre os zagueiros para cabecear de forma inacreditável para fora do gol.
A pressão do time alvirrubro não cessou e Cavalieri continuou trabalhando nos Aflitos. Aos 7min, Alessandro cruzou para a área e Souza perdeu mais um duelo com o camisa 12 adversário ao cabecear para defesa de Diego. Dois minutos depois, Kim recebeu passe na ponta esquerda, ganhou de Gum na corrida e finalizou cruzado com força. Desta vez a bola pegou curva contrária e saiu da direção do gol e do goleiro do Flu. Mas Diego Cavalieri voltou a aparecer aos 11min. Martinez tentou acertar o ângulo em cobrança de falta frontal e o arqueiro se esticou para evitar o empate, espalmando para escanteio.
Se Diego Cavalieri segurou o ataque do Náutico, o jovem atacante Samuel resolveu a situação na frente. Jean recebeu passe na área e finalizou forte. Felipe fez boa defesa, mas no rebote o centroavante completou para o fundo da rede e garantir o triunfo do Fluminense no Estádio dos Aflitos.
Ficha técnica
NÁUTICO 0 X 2 FLUMINENSE
Gols
FLUMINENSE: Samuel, aos 31min do 1º tempo, e aos 26min do 2º tempo
NÁUTICO: Felipe; Alessandro, Ronaldo Alves, Márcio Rosário e Lúcio (Breitner); Elicarlos, Derley, Souza (Cléverson) e Martinez; Rhayner e Kim (Andrés Romero)
Treinador: Alexandre Gallo
FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Bruno (Wallace), Gum, Anderson e Carlinhos; Edinho, Jean, Wagner (Valencia) e Deco (Thiago Neves); Wellington Nem e Samuel
Treinador: Abel Braga
Cartões amarelos
NÁUTICO: Martinez e Lúcio
FLUMINENSE: Deco e Jean
Árbitro
Evandro Rogério Roman (PR)
Local
Estádio dos Aflitos, em Recife (PE)
Comentários