Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 28 de Junho de 2012 às 16:45

    Imprimir


            Em tempos de debates sobre desenvolvimento sustentável aliado ao crescimento econômico, Mato Grosso sedia de amanhã (sexta-feira/29) e sábado (30) o ‘Fórum Nacional de Batata-Doce Industrial para produção de Etanol e Derivados’ (BioTGA 2012). O evento, que conta com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), será realizado em Tangará da Serra. O BioTGA 2012 é realizado pela empresa Aldo Biodiesel, que pesquisa a produção do etanol a partir da batata-doce industrial, em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFTO).

 

            No Fórum Nacional serão apresentados os resultados dos 12 anos de pesquisa, e ainda os participantes terão a oportunidade de acompanhar in loco o plantio, cultivo e colheita da batata-doce industrial, que geneticamente modificada, produz o etanol. O evento contará ainda com palestras com profissionais de renome na área, além da participação de representantes do Ministério da Agricultura, Agência Nacional do Petróleo (ANP), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e de outras instituições.

 

            De acordo com a superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação da Secitec, Bernadete Ribeiro, uma das vantagens de se produzir o etanol a partir da batata-doce industrial é que além de apresentar maior produtividade e menor custo de produção por litro em comparação a cana de açúcar e o milho, o ciclo de produção é curto, o que permite duas safras anuais e não deixa resíduos, que são aproveitados para a produção de ração. “Vamos buscar com esse evento ainda fomentar a agricultura familiar em Mato Grosso, já que a batata-doce industrial tem boa adaptação em solos de baixa e média fertilidade, resiste a pragas e doenças e tem menor custo de transporte da lavoura para a usina”, acrescenta a superintendente.

 

            Os interessados podem se inscrever via e-mail (aldobiodiesel@gmail.com ou etanol.alternativo@gmail.com) ou comparecer na rua Dona Amélia, nº 22 em Tangará da Serra.

 

Outras Informações:

Aldo Biodiesel - Engenharia Associada

(65) 3326-0090 / 9923-7895.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/47996/visualizar/