Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 28 de Junho de 2012 às 15:22
Por: Tauana Schmidt

    Imprimir


A 1ª secretária da Câmara, Leozenir Severo, é a representante do Poder Legislativo de Sinop na comissão que instruirá os trabalhos da “Ação Saúde para Todos”, desenvolvida pela União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (Ucmmat).

A ação foi lançada no dia 31 de janeiro deste ano, com o objetivo de confeccionar um relatório com um panorama da situação da saúde pública do Estado. Esse relatório foi apresentado, em formato de carta aberta, durante o III Congresso dos Vereadores, realizado pela Ucmmat, em Cuiabá, nos dias 21 e 22 de junho. O congresso é um evento com palestras voltadas a vereadores, pré-candidatos e universitários, que abordam temas como vedações eleitorais, registro de candidaturas, finanças e prestação de contas da campanha eleitoral 2012, bastidores da política, consolidação da Lei Geral, contribuição do vereador ao regime geral da previdência social e contas públicas em final de mandato.

Além de Leozenir, também participaram do evento o presidente da Casa, Remídio Kuntz, e o vereador Carlão Coca-Cola. Ainda, parlamentares de outros 23 municípios mato-grossenses participaram, sendo que cada cidade elegeu um representante para compor a comissão.

A carta aberta - que deve ser entregue em julho ao governador do Estado, Silval Barbosa – aponta a situação que cada município vem passando na área de saúde como as dificuldades enfrentadas, que têm seu nascedouro na realidade econômica dos municípios, em sua maioria com recursos financeiros retraídos frente às necessidades latentes da Saúde; a falta de médicos e medicamentos; falta de leitos e Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), a falta de recebimento de recursos financeiros de programas específicos, o que inviabiliza os municípios de investir em saúde preventiva e aumenta o custo na saúde curativa, entre outros assuntos.

“Os problemas da saúde pública em Mato Grosso, em todos os municípios, não são novidade. O que fizemos nessa comissão foi colocar esses problemas no papel, essa falta de organização na rede de saúde pública, e vamos buscar, cobrar mesmo, ações efetivas e urgentes. Todos esses projetos que existem para melhorar o sistema terão de ser colocados em prática e vamos cobrar isso”, explica a vereadora de Sinop, salientando os principais problemas da rede, que existem em todas as cidades, independente do número de habitantes.

“Os maiores problemas são os serviços de média e alta complexidade. Por exemplo, os programas do governo federal que não são executados ou o são de forma incorreta, a falta de medicamentos, desde os de alto custo até um simples analgésico. E essa questão de medicamentos é um problema que gera um efeito cascata, porque se falta o remédio para pressão alta, mais tarde esse paciente terá um infarto e vai precisar de uma UTI [Unidade de Tratamento Intensivo], de um cateterismo. É aí que um problema vira um problemão. Por isso é preciso solucionar essas questões da ponta, evitando, assim, gastos maiores no futuro”, completa.

Entre as soluções apontadas na carta, a comissão Ação Saúde para Todos cita: a ampliação dos polos de saúde; repasses financeiros do governo estadual para manutenção dos hospitais municipais; implantação de UTIs nas cidades polos; implantação de SAMU; regularização de repasses ao SAMU; farmácia de alto custo (estoque, mecanismo semelhante a farmácia popular para acesso do paciente aos medicamentos); aparelhos de tomografia, ressonância e raios X nos polos regionais; pessoal técnico especializado; contratação de especialista em cada área da saúde nos Hospitais Regionais; suporte para hemodiálise nos Hospitais Regionais; suporte para tratamento de câncer nos Hospitais Regionais; suporte para tratamento de dependência química nos Hospitais Regionais; entre outros.

Além da 1ª secretária da Câmara de Sinop, também fazem parte da comissão “Ação Saúde para Todos”, Adão Martins da Silva e Rosa Maria B. Manzano (Chapada dos Guuimarães), Alzir Volpato (União do Sul), Antônia Jacob Barbosa (Barra do Garças), Aparecida P. da Silva Félix (Juara), Charles Miranda Medeiros (Alta Floresta), Edileuza Oliveira Ribeiro (Guarantã do Norte), Elci Salete Tres (Campos de Júlio) Gustavo de Mel Anicezio (Alto Araguaia), Heliodoro Rodrigues da Costa (Querência), Jane Delalibera (Sorriso), José Ari Zandoná (Água Boa), José Moreira Figueira (São José dos Quatro Marcos), Juarez Lopes de Souza (Alto do Boa Vista), Lair Gerotto de M. Messias (Nova Canaã do Norte), Manoel Loureiro neto (Diamantino), Ozeas Pontes Dias (Guiratinga), Paulo Roberto Araújo (Pontes e Lacerda), Paulo Roberto Weber (Santa Carmem), Ruy Almeida da Silva (Aripuanã), Vânia Regina Trettel (Tangará da Serra), Vera Maria Carvalho (Santa Cruz do Xingu) e Walter Pereira Silva (Porto Esperidião).






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/48008/visualizar/