Assunção recebe Projeto de conscientização ambiental para resíduos sólidos
Foi apresentado na ultima quinta-feira (21/06), ao vereador Fernando Assunção (PSDB), o projeto “Cidade Limpa é Coleta Seletiva”. A ação é idealizada pela professora Rosecler Canossa da FASIPE, acadêmicos e colaboradores, com o apoio da FAPEMAT (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Mato Grosso).
O projeto propõe a redução, reutilização, não geração, e tratamento de resíduos sólidos, bem como a destinação final ambientalmente adequada dos rejeitos.
Rosecler defende a importância da responsabilidade compartilhada, ressaltando que a participação dos cidadãos começa em casa. Ela expõe ainda a sua preocupação com a falta de políticas publicas em relação à problemática dos resíduos sólidos urbanos.
“Entendemos que as atribuições devem ser compartilhadas, tanto das instituições públicas, como particulares e sociedade em geral, entendemos com isso a importância da continuidade do projeto “Cidade limpa é Coleta Seletiva” como instrumento e como política pública para uma educação ambiental e uma abordagem de conscientização sobre os resíduos sólidos urbanos” enfatizou.
Assunção garante que trará o tema para discussão na casa de Leis, propondo que o projeto tenha continuidade, agora como política pública do município e é uma grande ideia proposta pela comunidade acadêmica, por intermédio da professora Rosecler.
“Este projeto tem um papel fundamental para o meio ambiente, no qual ele nos propicia melhoria da qualidade de vida. É importante que o município se adeque com urgência a Lei Nacional de Saneamento Básico, pois hoje estamos muito a quem do que a sociedade e o meio ambiente precisam e o “Cidade Limpa é Coleta Seletiva” é um importante instrumento para isto” afirmou o vereador.
O legislador registra ainda que iniciativas como da professora de Biologia precisam ter amparo da prefeitura, precisam ser fomentadas em todas as esferas do poder público. Sugeriu que a comunidade participe da discussão da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) 2013 no capítulo de meio ambiente utilizando os seus vereadores como instrumentos de modernização das leis municipais.
Comentários