Após o sucesso da 1ª edição com o “Música Barroca na Estrada”, a agência de cultura Kommitment apresenta neste mês de junho, a 2ª edição do projeto, rebatizado de “Música na Estrada”.
Hoje tem Orquestra de Câmara do Amazonas no Cine Teatro Cuiabá
Nesta terça-feira, 26 de junho, a partir das 19h, o Cine Teatro Cuiabá recbe a 2ª edição do projeto Música na Estrada. Com concerto da Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA), o projeto tem entrada gratuita. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do Cine Teatro Cuiabá, a partir das 14h.
No repertório estão composiuções de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), Antonio Vivaldi (1678 - 1741), Giuseppe Tartini (1692 - 1770), Alexandre Guilmant (1837-1911), Heitor Villa-Lobos (1887 - 1959), Patapio Silva (1880 - 1907), Claudio Santoro (1919 - 1989), Antonio Carlos Gomes (1836 - 1896), Tom Jobim (1927 - 1994), Antonio Vivaldi (1678 - 1741) e Astor Piazzolla (1921 - 1992). O concerto tem duração de 1hora e 10minutos, com particpação dos solistas Arley Raiol, Rubens Souza, Hugo Pinheiro, Sergey Sagaydo, Elena Koynova, Alexandra Tcherkezova e Nikolay Muftafchiev.
“Música na Estrada”
O projeto oferece às regiões Norte e Centro-Oeste do país, além de concertos abertos ao público, também palestras com o Maestro Marcos Arakaki e oficinas gratuitas de música clássica para alunos de escolas e conservatórios pré-selecionados. Com apoio do MINC, patrocínio master do BNDES e patrocínio dos Correios, o “Música na Estrada” realiza concertos gratuitos com a Orquestra de Câmara do Amazonas, atualmente sob a regência do Maestro Marcelo de Jesus. “Este projeto é importante para mostrar que a população do interior do Brasil pode também apreciar a música clássica, basta torná-la acessível e mostrar que não é algo elitizado. É importante desmistificá-la, apresentando-a também como uma opção às músicas regionais. A falta de conhecimento não significa falta de interesse, mas, sim, falta de acesso”, afirma o maestro.
Por meio dessas ações continuadas de difusão cultural, o projeto tem como objetivo propiciar à população local o conhecimento de manifestações artísticas diferentes das regionais, o que representa imenso benefício social e cultural. Para músicos e professores de escolas e conservatórios pré-selecionados, o “Música na Estrada” oferece ainda a possibilidade de aprimoramento musical, por meio das oficinas e palestras gratuitas. Informações sobre as oficinas e palestras com Marcia Ximenez pelos telefones: (21) 3215-8472 e (21) 9632-2128.
Orquestra de Câmara do Amazonas
A OCA é uma orquestra de cordas mantida pelo Governo do Amazonas. Criada em 2003, é regida pelo Maestro Marcelo de Jesus e composta por oito violinos, duas violas, dois violoncelos e um contrabaixo. Com repertório próprio, a orquestra costuma apresentar concertos populares e eruditos em vários municípios do Amazonas e em centros culturais do país.
Maestro Marcelo de Jesus
Nascido em São Paulo, Marcelo de Jesus graduou-se em composição/regência e piano pela UNESP, tendo participado de importantes concertos no Brasil e no mundo. Estudou regência com os maestros Juan Serrano, Lutero Rodrigues, Ronaldo Bologna, e posteriormente com Karl Martin. De 1995 a 2000 atuou no Teatro Municipal de São Paulo como pianista na série “Vesperais Líricas” e como maestro interno em suas produções operísticas. Reside em Manaus há 10 anos, onde assumiu o cargo de Regente Titular da Orquestra de Câmara do Amazonas e, posteriormente, o de Maestro Adjunto da Amazonas Filarmônica.
Serviço
“Música na Estrada” - Concerto com a Orquestra de Câmara do Amazonas
Dia: 26 de junho, terça-feira, às 19h
Entrada gratuita
Retirada de ingressos na bilheteria do Cine Teatro Cuiabá, a partir das 14h. Dois ingressos por pessoa
Comentários