Secopa recebe documento com ações pontuais do setor turístico
Os representantes do Comitê Permanente Empresarial Pró-Copa se reuniram ontem, com o assessor especial da Secopa, Agripino Bonilha Filho, e entregaram um documento que apresenta as preocupações do setor turístico com infra-estrutura para a realização da Copa do Mundo 2014 em Cuiabá. A participação ativa do trade turístico nos preparativos para o mundial, o desenvolvimento de ações pontuais, visando o turismo, são alguns pontos inseridos no documento.
Durante a reunião, os representantes do setor turístico cobraram a definição para ações dentro da Câmara Setorial de Desenvolvimento do Turismo, já instalada na Secopa, considerando a ausência do trade nas discussões do planejamento para a Copa em Mato Grosso.
O presidente do Comitê Empresarial Pró-Copa, Luiz Carlos Nigro, informou ao assessor da Secopa, que o comitê foi criado há três meses com ações focadas nos municípios com potencial turístico. Ele frisou que o comitê criou um programa de visita em cada cidade, iniciando por Chapada dos Guimarães, onde foi feito um levantamento da situação dos pontos turísticos. “A idéia agora é fazer uma mobilização com a participação de outros segmentos da sociedade”, disse ele.
Conforme Jaime Okamura, outro integrante do Comitê, é preciso maior atenção aos projetos que atendam as necessidades de Cuiabá e entorno onde terá maior concentração de turistas. A preocupação, segundo ele, é com a estrutura a ser oferecida aos visitantes.“Precisamos de planos de diretrizes que possam atender a grande demanda de turistas que precisam comer dormir e passear”, observou.
O comitê reivindica a capacitação da mão de obra no setor turístico para melhoria no atendimento, além da criação de material promocional do estado e a promoção de produtos turísticos. ”Sugerimos que a coordenação fique com a câmara temática da Secopa. Estamos sem um comando neste setor”, disse Jaime.
Após ouvir os representantes do setor turístico, Bonilha disse que será encaminhado um relatório ao governador Silval Barbosa, contendo sugestões.“Este é um segmento importante da economia de Mato Grosso, responsável pela recepção aos visitantes e pelo incremento das atividades turísticas. Um dos principais objetivos da Copa em Mato Grosso é justamente o fortalecimento do turismo” disse ele
Bonilha informou que é necessário ter operadores do turismo para “vender” o pantanal e as belezas turísticas. Ele lembrou que a Alemanha, quando realizou a Copa, soube explorar muito bem a mídia internacional. Na ocasião, ela criou o slogan “invista na Alemanha”, “É o que temos que fazer em Mato Grosso, aproveitando a extraordinária audiência para atrair investidores do mundo inteiro”, alertou.
Na avaliação de Bonilha, além da transmissão dos jogos, serão mostradas as atrações turísticas e o potencial do estado. O desafio é preparar Mato Grosso para receber mais de 70 mil turistas durante o mundial. O comitê reivindicou uma atenção especial à infra-estrutura para Cuiabá e municípios da região. As ações passam pela promoção e divulgação em âmbito nacional e internacional, e pela revitalização dos pontos turísticos de cada município.
Comentários