Durante workshop na tarde desta quinta-feira (21.06), o publicitário João Manteufel, conversou com os pré-candidatos jovens do PSD
Publicitário ressalta o poder de conceito nas campanhas eleitorais
O poder do conceito em uma campanha eleitoral. Essa foi à temática abordada pelo publicitário João Manteufel, durante palestra ministrada na tarde desta quinta-feira (21.06) aos pré-candidatos jovens do Partido Social Democrático (PSD), no 1° Workshop da legenda voltado para o segmento, realizada no auditório Milton Figueiredo da Assembleia Legislativa.
“Só serão grandes políticos se forem dotados de grandes ideias. Serão pessoas politizadas, se tiverem conceitos”, afirmou.
Criativo, o publicitário apresentou um vídeo relembrando as principais propagandas políticas que fizeram a diferença na história e nas campanhas eleitorais do Brasil. Falou também da propaganda de Hitler, que pregava o conceito de raça pura e levou seis milhões de pessoas a aderir à ideia. “Foi a campanha mais diabólica do mundo, que mexia com a sensibilidade, a partir do conceito de raça pura, com pessoas sorrindo e frase de efeito”, comentou Manteufel.
Ele ainda apresentou vídeos de propaganda do então presidente da República Jânio Quadros, com a famosa ‘vassorinha’, calçado no conceito de mudança, uma verdadeira oposição que até hoje serve de referência. O profissional também abordou as campanhas do Regime Militar no Brasil, que usou a bandeira como símbolo de patriotismo. “Mas, a ideia de criar um movimento pelas eleições da ‘Direta Já’ representou o nascimento. Nunca houve antes tantos artistas e formadores de opinião juntos como nas Diretas”, ressaltou.
Manteufel fez uma análise ainda das campanhas de Lula e do Partido dos Trabalhadores (PT), fortemente ideológica e uma dos partidos bem mais sucedidos mundialmente. Segundo ele, apesar de 90% dos artistas de primeiro escalão brasileiro ter apoiado Lula em sua primeira candidatura à Presidência, houve alguns erros nas campanhas, que deixava a classe burguesa receosa, principalmente, no que diz respeito ao setor econômico.
“Foi quando surgiu Fernando Collor de forma arrebatadora, se encaixando em um novo conceito por ser jovem, bonito, atleta e bem sucedido. Também não poderíamos esquecer a campanha feita por Guilherme Afif, com o conceito de ‘mãos em mãos – Juntos chegaremos lá’, discorreu o publicitário, que na sequência falou sobre Fernando Henrique Cardoso (FHC) que, quando ministro de Itamar Franco, criou o plano real e se tornou presidente do Brasil, sendo depois candidato natural à reeleição, se elegendo em primeiro turno. “O seu sucesso foi a estabilidade”, argumentou.
E, conforme Manteufel, foi durante as eleições de 2002 que as propagandas de Lula conquistaram a sociedade. Com o mote, se você não muda, o país também não muda. Já na reeleição, trabalhou o conceito de continuísmo, sendo o único presidente reeleito que fez sua sucessora, a presidente Dilma Rousseff.
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