Dois carros da comitiva do Japão erraram o caminho e entraram em uma favela no Caju, na Zona Portuária do Rio, por volta das 14h desta quinta-feira (21), como informou o comandante do 4º BPM (São Cristóvão), tenente-coronel Ronal Langres Santana. Um dos carros, ao se deparar com homens armados na favela, conseguiu sair rapidamente. O outro se demorou um pouco mais, o que fez com que as forças de segurança da Rio+20 fossem acionadas. Não houve feridos.
“Foi só um susto. Os japoneses seguiam para visitar uma estação de tratamento da Cedae, perto do Parque Alegria, entraram por uma rua errada e foram parar no interior da favela. Não sei em que situação eles se depararam com esses elementos armados. O carro que saiu primeiro fez contato com as forças de segurança. Já estávamos preparando uma incursão na favela quando informaram que o outro carro havia saído”, contou o tenente-coronel.
O comandante já tinha mobilizado 20 homens do 4º BPM, que teriam apoio de policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e helicóptero do Grupamento Aéreo e Marítimo (GAM). Ele não soube precisar quantas pessoas integravam a comitiva japonesa.
“Tudo se resolveu rapidamente. As comitivas têm que ter em mente que na dúvida sobre que caminho seguir devem consultar agentes das forças de segurança pública e evitar sustos como esse”, enfatizou o tenente-coronel Santana.
Comentários