Ponte é inaugurada em Guidoval, MG
(Foto: Wellington Pedro/Segov)
Cerca de seis meses após o temporal que devastou Guidoval, na Zona da Mata de Minas Gerais, o governador Antonio Anastasia inaugurou nesta quinta-feira (21) uma nova ponte sobre o Rio Xopotó. A antiga estrutura foi levada pela força das águas em janeiro deste ano, quando duas pessoas morreram.
De acordo com o governo de Minas, a nova ponte foi construída em concreto e tem 130 metros de extensão e 11 metros de largura. Na obra, que durou cinco meses, foram investidos R$ 19,8 milhões. Ainda segundo o governo, uma outra estrutura também foi erguida para fazer a ligação de Guidoval à rodovia MGC-120, porque a nova ponte em local diferente da antiga por motivos técnicos.
Cidade ficou destruída após temporal
em janeiro de 2012 (Foto: Alex Araújo/G1)
Destruição
Durante o período de chuvoso, entre outubro de 2011 e março de 2012, mais de 200 municípios mineiros decretaram situação de emergência. Guidoval foi uma das localidades mais afetadas por ser uma cidade de pequeno porte.
A cidade foi atingida pela cheia do Rio Xopotó, em janeiro deste ano, depois de um temporal. O nível das águas teve elevação de 15 metros, na maior enchente da história de Guidoval. A água subiu em menos de uma hora e inundou a cidade inteira, que ficou sem energia, telefone e água potável.
A enxurrada, além da ponte, levou imóveis, veículos, mobílias, alimentos e muita sujeira para dentro de Guidoval. Segundo a prefeitura, um mês depois da tragédia, mais de 1,3 mil caminhões de entulhos foram retirados das ruas.
Comentários