Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 16 de Junho de 2012 às 13:10

    Imprimir


Pelo menos 14 pessoas morreram neste sábado e mais de 35 ficaram feridas pela explosão de dois carros-bomba no norte de Bagdá, que tinham como alvo um grupo de peregrinos xiitas, informaram fontes da polícia local à Agência Efe.

No primeiro atentado, pelo menos oito pessoas morreram e mais de 20 ficaram feridas pela explosão de um veículo carregado com explosivos no bairro de Shula, no noroeste da capital, durante a caminhada de peregrinos que se dirigiam ao mausoléu do imame Musa al-Kadhim no distrito de Kazamiya.

No segundo ataque, outras seis pessoas morreram e mais de 15 sofreram ferimentos pela explosão de um carro-bomba estacionado na praça de Sana, perto do santuário.

Não é a primeira vez nesta semana que ocorre um ataque contra a peregrinação ao santuário de Musa al-Kadhim, o sétimo dos 12 imames xiitas, que morreu no ano 799 d.C. envenenado pelos guardas da prisão onde estava recluso durante o reinado do califa Harun al Rashid (786-809 d.C.).

Na quinta-feira passada, quase 70 pessoas perderam a vida e mais de 200 ficaram feridas em uma das maiores cadeias de atentados cometidos no Iraque neste ano, que em sua maioria tiveram peregrinos xiitas como alvo.

O país vive uma onda da violência desde o final de 2011, que coincidiu com a retirada das tropas americanas após oito anos de ocupação.

A isso se soma a complicada situação política do Iraque, imerso em uma crise desencadeada após a emissão de um mandado de prisão - em dezembro passado - contra o vice-presidente sunita, Tariq al-Hashemi, por supostos crimes de terrorismo.





Fonte: DA EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/49181/visualizar/