Aos 31 anos, série de lesões faz judoca encerrar a carreira
João Derly vence luta de despedida em menos de 30 segundos
Após 25 anos dedicados ao judô, João Derly fez a sua despedida oficial dos tatames. A luta aconteceu na noite da última quinta-feira (14), em Porto Alegre. Aos 31 anos, Derly enfrentou o costa-riquenho Murillo Osman, em evento realizado no ginásio do clube Sogipa. O confronto foi bem rápido. O brasileiro venceu por ippon em pouco menos de 30 segundos, e ficou muito emocionado no final do combate.
Outros atletas do clube participaram do evento em lutas preliminares. Entre eles, alguns representantes da Seleção Brasileira de judô, como Mayra Aguiar, Maria Portela e Felipe Kitadai. Todos venceram seus combates.
O judoca que competia na categoria meio-leve (até 66 kg) foi o primeiro brasileiro a conquistar o Campeonato Mundial. João venceu em 2005, no Cairo, capital do Egito, e repetiu a vitória no Rio de Janeiro, em 2007. Ele também ficou com o ouro no Pan de 2007, no Rio de Janeiro. Já em Olimpíadas não teve o mesmo êxito. Era um dos favoritos ao pódio em Pequim 2008, mas acabou eliminado na segunda rodada, pelo português Pedro Dias.
Lesões também marcaram a carreira de Derly e foram responsáveis pela aposentadoria do atleta. Os problemas mais recorrentes são nos dois joelhos, onde rompeu os ligamentos cruzados e o menisco.
Comentários