Articulação em Cuiabá deve refletir em Rondonópolis, avalia Salles
Na última segunda (11), o empresário Dorileo Leal (PMDB) e o ex-secretário de Logística Intermodal, o vereador por Cuiabá Francisco Vuolo (PR), desistiram da disputa. As decisões possibilitam que tanto PMDB quanto PR apoiem a candidatura de Mauro Mendes (PSB), líder nas pesquisas de intenção de voto.
Para Salles, um quadro semelhante pode ser desenhado no terceiro maior município de Mato Grosso. O motivo seria a proximidade das eleições estaduais, previstas para 2014. “Está claro para mim que os grupos, na realidade, estão se articulando já pensando nas eleições para o Governo. Isso, com toda a certeza, vai refletir em Rondonópolis”, avaliou.
Embora até o momento não tenha havido nenhuma desistência ou definição no município, a configuração na Capital pode, por exemplo, desarticular o Movimento Mato Grosso Muito Mais e prejudicar o projeto do deputado estadual Percival Muniz (PPS) à prefeitura. O grupo, composto pelo PDT, PSB, PPS e PV, lançou Mendes ao Governo do Estado em 2010. A aproximação do empresário com o PMDB e PR, que também disputaram o pleito e saíram vitorisos com a reeleição de Silval Barbosa (PMDB), contudo, não tem agradado o senador Pedro Taques, principal liderança do movimento.
O resultado foi um racha que pode se estender até Rondonópolis, onde o PDT apresentou o advogado e apresentador de televisão Carlos Vanzeli ao pleito. Caso Taques resolva realmente se desatrelar do grupo, Vanzeli, que até agora é posto como vice de Percival, pode adotar uma candidatura ao cargo de titular. Nos bastidores, a informação é que entre os motivos da desestruturação do grupo está a disputa ao Paiaguás, já que Taques e Mendes são cotados como possíveis candidatos.
Salles, por sua vez, garante que, independente dessa situação, manterá seu projeto à prefeitura. Em Rondonópolis, o PSDB já tem estreitado laços com o PSC, que pode lançar o empresário Neles Valter Farias como vice. A aposta em Neles deve-se ao fato dele ter forte atuação na região da Vila Operária, onde está o maior colégio eleitoral do município.
Conforme Salles, o partido também tem feito reuniões com o PSD, legenda que tem o vereador Mohamed Zaher como pré-candidato a prefeito, e com o PT do ex-vereador José Ferreira Lemos Neto, o Juca Lemos. Ambos foram candidatos no pleito indireto desta quarta (13) que elegeu Ananias Filho (PR) à sucessão de Zé do Pátio (PMDB), cassado sob acusação de gastos ilícitos na campanha de 2008.
Comentários