Acne, irritação, alergia e manchas são as principais complicações. Desconforto no inverno aumenta uso sem orientação.
Mau uso de cremes prejudica a pele
A maioria dos brasileiros pensa que cremes são inofensivos, principalmente as mulheres. Por isso, usam qualquer produto acreditando que se não melhoram a pele, também não pioram. Não é bem assim. De acordo com a dermatologista da Clínica Priméra, Pietra Martini, o que é bom para um tipo de pele pode ser um desastre para outro.
Tanto que o uso indiscriminado de cremes causa complicações que podem vir acompanhadas de cicatrizes difíceis de serem revertidas. Este é o caso da acne agravada em pessoas de pele oleosa pelo uso de hidratante inadequado.
A especialista diz que no inverno os prontuários de 130 pacientes mostram que 48, ou 37% do grupo, buscaram por consulta devido ao agravamento da acne decorrente da aplicação de hidratante.
Isso acontece, explica, porque o tempo frio desidrata todos os tipos de pele – oleosa, normal, mista ou seca - e cerca de 60% da população usa creme sem orientação médica.
O problema, comenta, é segundo levantamento da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) 7 em cada 10 brasileiros têm pele oleosa. Por isso, devem usar hidratante e filtro solar livre de óleo ou oil free. “Caso contrário, a excessiva oleosidade entope os poros, formando cravos e espinhas que causam cicatrizes se forem apertados”, afirma.
A médica ressalta que a segunda maior complicação decorrente do uso indiscriminado de cremes é a alergia. Correspondeu a cerca de 33% dos 130 prontuários ou 42 consultas. Para evitar quadros mais graves, as recomendações são:
· Retire o produto logo após a aplicação com água fria abundante, caso a pele apresente irritação ou coceira.
· Aplique uma camada espessa de hidratante com filtro solar na área afetada para evitar manchas.
· Enquanto perdurarem os sintomas só lave a pele com água fria.
· Evite cocar para não aumentar a lesão.
· Caso a irritação persista, consulte um dermatologista.
Segundo Pietra os hidratantes com uréia e os cremes que contêm ácido glicólico ou retinóico são os que mais causam irritação e alergia. Por isso só devem ser usados após avaliação médica.
Dicas para potencializar tratamentos
A especialista diz que a falta de orientação também faz muitas mulheres terem gastos desnecessários. Por exemplo, comenta, usar creme para combater rugas e flacidez antes dos 25 anos não trás benefício. Isso porque, é a partir desta idade que a pele inicia o processo de envelhecimento. Para adiar as cirurgias plásticas, ela diz que o ideal é combinar cremes e procedimentos como peeling, botox, laser e radiofreqüência. Não signiofica que todos devam ser feitos – depende das condições da pele.
Independente do tipo de creme utilizado as dicas da médica para potencializar os tratamentos são:
· Para maior penetração do creme, antes da aplicação lave a pele com água morna
· Lave o rosto com sabonete neutro.
· Evite esfregar a pele e produtos que contêm álcool para não estimular as glândulas sebáceas
· Aplique um hidratante com protetor solar pela manhã e repita a aplicação no meio do dia.
· Aplique um primer para fechar os poros 5 minutos depois de aplicar o hidratante.
· Nunca vá dormir sem lavar o rosto.
Comentários