Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 08 de Novembro de 2013 às 15:31

    Imprimir


Incêndio destruiu pelo menos cinco terminais no Porto de Santos
Incêndio destruiu pelo menos cinco terminais no Porto de Santos
O acidente causou a poluição das águas dos estuários e impactos ambientais, como a mortandade de peixes, de crustáceos e de répteis, conforme conclusão das análises de laboratório, que atestou que a calda formada pela queima do açúcar e as baixas concentrações de oxigênio na água foram as responsáveis pela morte dos organismos aquáticos.


 
Além da penalidade imposta pela CETESB também foram feitas exigências, que devem ser cumpridas de imediato pela Copersucar, como executar varrição de pisos internos e externos da área portuária atingida pelo incêndio, fazer limpeza e lavagem das galerias e caixas pluviais, contaminadas com resíduos de açúcar e águas residuárias do combate ao fogo, dar uma destinação adequada de todos os resíduos gerados para local licenciado e adequar os sistemas de drenagens e recolhimento de águas residuárias do terminal portuário, contaminadas pelo açúcar, de forma a agregar as águas pluviais e eliminar descartes de águas residuárias para o canal do porto de Santos.


 
Incêndio
Incêndio de grandes proporções destrói armazéns no Porto de Santos. Segundo informações da Prefeitura de Santos, pelo menos três pessoas ficaram feridas após a explosão dentro de um dos armazém e foram encaminhadas para o Pronto Socorro Central. 


 
Um incêndio, considerado o maior da história do Porto de Santos, atingiu vários armazéns da Copersucar, no Porto de Santos, no último dia 18. Quatro funcionários ficaram feridos. A área atingida, de 40 mil metros quadrados, pertencia a maior exportadora de açúcar do Brasil. Segundo a empresa, o incêndio atingiu cerca de 180 mil toneladas de açúcar bruto. Os bombeiros precisaram de 60 homens e um helicóptero para controlar o incêndio. As causas ainda não são conhecidas e estão sendo investigadas. Após o rescaldo do incêndio, milhares de peixes começaram a aparecer mortos nas praias da região.


 
Impactos econômicos e ambientais


 
O incêndio no Porto de Santos provocou o aumento do preço do produto no mercado internacional. Segundo a empresa, as toneladas do produto que foram perdidas correspondem a um prejuízo de R$ 78 milhões.


 
Por causa do acidente, o preço do açúcar subiu 2,6% em Nova York e 3% em Londres. O Brasil é o maior exportador responsável por 23% da produção mundial de açúcar. Tudo que acontece no país pode mexer com as cotações do mercado internacional. A destruição de 180 mil toneladas do produto equivale a quase cinco dias de exportação.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/4956/visualizar/