Repórter News - reporternews.com.br
O abastecimento de água em parte do estado entrará em colapso caso não sejam construídos novos reservatórios, em cinco anos, segundo analistas
Sistema de água em São Paulo pode entrar em colapso até 2024
O abastecimento de água em metade da Grande São Paulo e nas regiões de Campinas, Jundiaí, Limeira e Piracicaba entrará em colapso até 2024, caso não sejam construídos novos reservatórios, em cinco anos.
A avaliação faz parte das discussões para a renovação de outorga do Sistema Cantareira, que reorganizará a distribuição da água. O prazo para que os órgãos envolvidos na operação entreguem as propostas para a Agência Nacional de Águas (ANA) e para o Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee) vence nesta sexta-feira, 8.
O Sistema Cantareira - o maior produtor de água dessas regiões e responsável pelo abastecimento de 14 milhões de moradores - não dará conta da demanda, decorrente do crescimento demográfico e industrial previsto para o período.
A afirmação é de órgãos técnicos e entidades ligadas ao setor que alertam que governos e empresas de água terão de buscar novas fontes de recursos hídricos para suprir esse consumo.
Só com o crescimento populacional médio anual estimado em 1% para a Grande São Paulo e 4% para a região de Campinas, será necessária a produção de água suficiente para abastecer 400 mil moradores a mais a cada ano.
"Vamos começar com racionamento de água e terminar no colapso. Se três reservatórios previstos não forem construídos, o colapso é certo. Eles são prioritários, questão de vida ou morte", afirma o secretário executivo do Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, entidade que representa 75 cidades abrangidas pela bacia e grandes empresas usuárias da água, Francisco Lahoz.
Fonte:
EXAME.COM
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/4983/visualizar/
Comentários