Em reportagem do programa "Nightline", publicada no site da emissora na quarta-feira (6), a TV diz que o comandante Marc Dubois viajava acompanhado de uma tripulante da Air France que não estava trabalhando. A ABC News diz que duas "fontes independentes" afirmaram que o nome da atendente é Veronique Gaignard. A TV não revelou os nomes das fontes da informação.
A reportagem lembra que, no momento em que os pitots (sensores de velocidade) do Airbus congelaram e o piloto automático desconectou, Dubois estava em seu período de descanso. Os copilotos tentaram chamá-lo, através de um alarme, cinco vezes. Ele só retornou à cabine dois minutos após o início da queda do avião.
A Air France não quis se pronunciar, segundo a ABC News. A companhia disse que aguarda o relatório final do Escritório de Investigação e Análise (BEA), órgão da França que apura a tragédia, previsto para ser divulgado no dia 5 de julho.
Jean-Paul Troadec, diretor do BEA, disse à ABC News que a suposta acompanhante não faz parte da investigação francesa porque a agência "não está interessa" na "vida privada do piloto".
Troadec acrescentou que as alegações de que o comandante estava com a atendente no avião não teriam importância para o acidente.
De acordo com os relatórios já divulgados pelo BEA, as caixas-pretas mostram que, antes de o comandante ir descansar, a porta do cockpit é aberta durante várias vezes e, em algumas delas, permanece aberta por algum tempo, chegando a mais de 15 minutos seguidos.
![af 447 (Foto: Marinha/Divulgação) af 447 (Foto: Marinha/Divulgação)](http://s2.glbimg.com/0ARLyp6aAGP1QSOsWsCrKHmLY5ZpUvt1RJC1mO9YGzxIoz-HdGixxa_8qOZvMp3w/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2012/05/29/divulgacaomarinha3.jpg)
Órgão francês promete divulgar relatório final sobre
causas do acidente em julho (Foto: Marinha/Divulgação)
Quando a aeronave se aproxima de uma tempestade, o Dubois deixa a cabine para ir descansar e determina que o copiloto mais jovem assuma o comando. Ele deixa o local sem uma clara divisão de tarefas entre os pilotos.
A ABC News recriou o acidente com ajuda de um especialista, para tentar entender o que ocorreu e por que os pilotos não entenderam que o Airbus estava caindo (veja o vídeo).
O BEA divulgará oficialmente em 5 de julho o relário com os fatores que, na avaliação do órgão de investigação, levaram ao acidente. Reportagem do G1 antecipou, em 2 de junho, informações do relatório final. O documento dirá que os pilotos do AF 447 não compreenderam a tempo que o avião perdeu a sustentação após um procedimento equivocado do copiloto mais novo e isso levou à queda do avião. E que o design da cabine, a coordenação da tripulação, o automatismo da aeronave e falhas no treinamento dos pilotos foram fatores que contribuíram para o acidente.
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