Mulheres e familiares de detentos da Penitenciária Major Eldo de Sá Corrêa (Mata Grande), que fica em Rondonópolis, cidade distante 218 km de Cuiabá, bloquearam nesta quarta-feira (6) a MT-130, na saída para Primavera do Leste, a 239 quilômetros da capital. O motivo do protesto é a suspensão das visitas por causa da Operação "Marco Zero" que acontece desde o início desta semana na penitenciária.
A polícia foi acionada por motorista e pôs fim ao protesto. A Secretaria de Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) informou através de sua assessoria de imprensa que as visitas foram suspensas para a segurança dos próprios familiares. A Sejudh garantiu que as visitas serão retomadas assim que a operação terminar.
Operação
O objetivo da operação ‘Marco Zero’ é revistar todas as celas da penitenciária e detectar problemas no sistema prisional de Mato Grosso.
Os trabalhos no local devem terminar ainda na tarde desta quarta-feira (6). Um levantamento preliminar divulgado pela Sejudh contabilizou 124 celulares, dezenas de chips, uma grande quantidade de maconha e mais de 200 trouxinhas aparentando ser pasta base de cocaína que estavam escondidos nas celas.
O superintendente das penitenciárias do estado, Gilberto Carvalho, afirmou que a operação termina nesta quarta-feira (6) e há possibilidade de outras operações serem feitas tanto na Penitenciária da Mata Grande quanto em outras unidades do estado. A Operação "Marco Zero" envolve policiais civis e militares e as secretarias de segurança pública, e de justiça e direitos humanos.
Comentários