Segundo instituto, o ex-prefeito Roberto França, o mais rejeitado, ficaria em segundo lugar
Mauro Mendes venceria disputa tranquilamente em Cuiabá, diz pesquisa KGM
O empresário Mauro Mendes (PSB) lidera de forma tranquila a corrida pelo Palácio Alencastro, conforme pesquisa realizada pelo instituto KGM. Se a eleição fosse hoje, ele teria 47,1% dos votos. Em segundo lugar, bem atrás, ficaria o apresentador Roberto França (DEM), com 14,7%.
O levantamento de campo foi realizado entre os dias 1° e 4 de junho, ouvindo 599 eleitores. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.
O terceiro pré-candidato mais lembrado é o deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB), com 6,7% das intenções. O empresário João Dorileo Leal (PMDB) tem 5,5%, seguido de Lúdio Cabral (PT), com 5,2%, Carlos Brito (PSD), com 3,3%, e Francisco Vuolo (PR), com 1,5%. Sete e meio por cento dos entrevistados disseram votar em branco, nulo ou em nenhum. Outros 8,5% não souberam ou não responderam.
Estes números se referem à pesquisa na modalidade estimulada, em que o eleitor é apresentado a um cartão com os nomes de todos os candidatos.
A pesquisa também avaliou a tendência do eleitor em caso de segundo turno. Em todos os possíveis confrontos, Mauro Mendes vence com facilidade. No cenário em que a disputa é com Dorileo, Mauro teria 63,1% dos votos contra 12,2% do proprietário do Grupo Gazeta de Comunicação.
A disputa seria um pouco mais apertada se o adversário fosse Roberto França. Porém, mesmo assim, a vitória de Mendes viria de modo fácil – 56,1% contra 22,2% do democrata.
Sobre Lúdio Cabral, a vitória seria de 64,9% contra 9%. Se o adversário de Mendes fosse Francisco Vuolo, o placar final ficaria em 65,9% a 7%. O empresário teria o mesmo percentual se a disputa fosse com Carlos Brito, que alcançou 7,5% da preferência dos entrevistados.
O tucano Guilherme Maluf alcançaria 10,4% dos votos num hipotético segundo turno contra Mauro Mendes. Porém, nada que ameaçasse os 64,1% do pré-candidato do PSB.
Apesar de ser o segundo colocado nas intenções de voto, Roberto França precisa superar seu problema de rejeição. É ele o mais rejeitado dos nomes colocados na disputa, na modalidade estimulada. À pergunta “(...) em qual desses candidatos você não votaria de jeito nenhum (...)”, nada menos que 22,5% citaram o ex-prefeito de Cuiabá por dois mandatos.
Neste quesito, em seguida, aparecem: Carlos Brito (16,7%), Guilherme Maluf (11,5%), Mauro Mendes (7,8%), Dorileo Leal (5,8%), Lúdio Cabral (4,8%) e Francisco Vuolo (4,3%).
A pesquisa também quis saber quem o eleitor acha que vai vencer a eleição, independentemente do voto. Nada menos que 49,7% dos entrevistados acham que o vencedor do pleito será Mauro Mendes. Para 8,5%, o vitorioso será França, seguido de Dorileo e Guilherme Maluf, ambos com 4,2%.
Espontânea - Na modalidade espontânea, em que o eleitor é instado a falar em quem votaria se a eleição fosse hoje, os mais lembrados foram: Mauro Mendes (11,5%), Guilherme Maluf (2%) e Roberto França (1,7%).
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número 00043/2012.
Comentários