Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 05 de Junho de 2012 às 13:04

    Imprimir


Realizado na última sexta-feira (1º de junho), em Cáceres (225km a oeste de Cuiabá), o Encontro de Sensibilização de Educadores Municipais na Questão de Gênero, coordenado juiz da Segunda Vara Criminal da Comarca de Cáceres, Geraldo Fernandes Fidelis Neto, teve como objetivo capacitar aproximadamente 500 profissionais da Secretaria de Educação do Município para disseminar a Lei 11340/2006 (Lei Maria da Penha) entre pais e alunos. 

O evento contou com a presença da juíza Ana Cristina Silva Mendes, titular da Primeira Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca de Cuiabá, da promotora de justiça de Cuiabá Lindinalva Rodrigues Dalla Costa e da superintendente estadual de política para mulheres do Governo do Estado, Ana Emília Iponema Brasil Sotero.


 
Na palestra de abertura, a juíza Ana Cristina Silva Mendes (na foto, ao centro) falou sobre a Lei Maria da Penha e seus aspectos técnicos, e assinalou que o comportamento da mulher em relação ao problema é fator decisivo para cessar qualquer tipo de violência.  
 
“Ninguém faz com você o que você não permite. É por isso que existe a necessidade de pôr um basta nas agressões logo no início das relações. As mulheres precisam estar atentas. As agressões têm um ciclo natural de evolução. As discussões que levam às ofensas e à lesão corporal e podem chegar ao homicídio. A mulher tem de denunciar, não precisa ficar com medo”, destacou a magistrada, que também é responsável pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher), e presidente do Fórum Nacional de Juízes de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (Fonavid). A magistrada considerou ainda que o aumento das denúncias reflete a credibilidade do trabalho do Poder Judiciário de Mato Grosso, onde violência doméstica é tratada como prioridade.
 
A promotora de justiça Lindinalva Rodrigues Dalla Costa, em sua palestra, teve a intenção de sensibilizar os educadores no sentido de colaborar no enfrentamento da violência contra a mulher e combater o machismo nas escolas, pregando a importância da igualdade de gênero para diminuir os casos de violência nas famílias. Coordenadora da Comissão Permanente de Combate a Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (Copevid), Lindinalva fez o lançamento da cartilha nacional da Copevid e afirmou ser muito gratificante ver a cartilha sendo lançada no interior e por iniciativa do Poder Judiciário.
 
“Isso revela a preocupação do município com a garantia dos direitos humanos das mulheres, que evidentemente se inicia com a educação, já que a violência doméstica envolve questões culturais que devem ser revistas, daí a importância da cartilha ser lançada justamente em um evento destinado aos educadores, formadores de opinião, que certamente multiplicarão os conhecimentos adquiridos”, salientou.
 
O juiz Geraldo Fidélis, feliz com a receptividade ao evento, salientou que o encontro superou todas as expectativas, especialmente por contar com o dobro do número de participantes inicialmente previstos. “A presença de todos os participantes durante todo o evento destacou a qualidade das palestrantes, que levaram conhecimento acerca da lei e também sobre esse grave problema social que aflige tantas famílias. Por essa razão estamos planejando um novo evento para o próximo mês de agosto”.
 
Também participaram do encontro a primeira dama do município, Gisele Fontes, e da representante da Secretaria Municipal de Educação, Maria Ângela Cardoso de Oliveira.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/50335/visualizar/