Desde o início do programa em Mato Grosso, em 2004, a Assembleia não sabe dos investimentos, linhas construídas nem sobre os beneficiados
Wagner Ramos quer números do Luz para Todos no Estado
Na tarde desta segunda-feira (04), o cidadão mato-grossense terá condições de saber o nível de investimentos feitos no Estado, dentro do que oferece o Luz para Todos, do governo federal. Ele foi criado para atender com energia elétrica, a população rural que ainda não tem acesso a esse serviço. Entretanto, há oito anos a Assembleia Legislativa não conhece os números do programa em Mato Grosso.
O alerta foi feito pelo vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Wagner Ramos (PR), que pediu uma reunião com o coordenador do Luz para Todos, da Eletronorte, Gustavo Lobo de Vasconcelos, e o gerente do Departamento de Eletrificação Rural da Rede Cemat, Carlos Gabriel Hugueney Franco Lobo.
“Desde o início do programa em Mato Grosso, em 2004, até esta data a Assembleia não teve acesso aos dados referentes aos investimentos, ao número de linhas construídas e, muito menos, sobre quem foi beneficiado”, explicou o parlamentar.
O Luz para Todos deve atender prioritariamente comunidades atingidas por barragens de usinas hidrelétricas, comunidades indígenas e áreas remanescentes de escravos – os quilombos. Também, assentamentos rurais, municípios com nível fraco de atendimento em energia elétrica e os com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Outros grupos na lista de beneficiados são compostos por escolas públicas, postos de saúde, poços de abastecimento d’água e as comunidades próximas de unidades de conservação ambiental. O programa ainda cita as “necessidades coletivas com foco no uso produtivo de energia elétrica e o fomento para desenvolvimento local integrado”.
A reunião será realizada no auditório Deputado Milton Figueiredo e tem início previsto para as 15 horas.
Comentários