Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 01 de Junho de 2012 às 15:36

    Imprimir


A J&F, grupo que controla o JBS, informou nesta sexta-feira (1º) que rescinde a opção de compra do controle acionário da Delta e rescinde também o memorando que previa a gestão do Fundo de Investimento em Participações Sofi, controlador da Delta Construções. A recisão, segundo o comunicado, ocorre porque as denúncias contra a Delta estariam prejudicando os negócios da empresa.

"O prolongamento da crise de confiança sobre a Delta tem deteriorado o cenário econômico-financeiro da construtora, gerando um fluxo financeiro negativo e alterando substancialmente as condições inicialmente verificadas", diz o comunicado. De acordo com o contrato assinado entre as empresas, diz a J&F, "a ocorrência de eventos inesperados ou adversos permite à J&F o direito de rescindir o memorando de entendimentos sem aplicação de multas ou penalidades".

Em 9 de maio, a J&F havia informado que assumiria a gestão da construtora. O contrato preliminar dava direito à holding da JBS de substituir a estrutura administrativa da Delta, incluindo presidente, diretores e membros do Conselho de Administração.

Uma auditoria na construtora havia sido anunciada, após o que, seria tomada a decisão pela compra ou não da Delta. O controle da gestão da Delta não envolvia pagamento aos seus antigos controladores e o valor da empresa seria estabelecido pela auditoria.

A Delta, empreiteira líder de contratos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e sexta maior do setor no país, está envolvida em denúncias de favorecimento ao bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, preso pela Polícia Federal na Operação Monte Carlo, acusado de chefiar um esquema de jogo ilegal.

A J&F é controladora da JBS, a maior produtora de carne bovina do mundo.  O grupo engloba os negócios da família Batista, a mesma que controla o JBS, além da Eldorado Brasil, do setor de celulose; a Flora, empresa de produtos de limpeza; e o Banco Original, com foco em financiamento do agronegócio.

A família Batista mostrou nos últimos anos ser uma especialista em formar grandes companhias por meio de aquisições a baixo custo de empresas em dificuldades financeiras.

delta construtora (Foto: Bruno Peres/CB/D.A Press)
Delta Construções (Foto: Bruno Peres/
CB/D.A Press)

Denúncias
Relatório da Polícia Federal apontou que Carlinhos Cachoeira passava informações sigilosas de licitações públicas para Claudio Dias Abreu, diretor afastado da Delta em Goiás. Áudios também apontam o envolvimento do ex-diretor da Delta Carlos Pacheco com o grupo. Fernando Cavendish, dono da construtora, foi citado em escutas, mas não conversa diretamente com Cachoeira. A PF diz que a Delta repassava dinheiro a empresas fantasmas controladas por Cachoeira.

Desde então, a empresa deixou obras nas quais participava em consórcio com outras empreiteiras e vem sofrendo pressão para abandonar empreendimentos estatais que toca sozinha. No último dia 25, a Delta divulgou um comunicado no qual a empresa assegurava que "continuará a cumprir seus contratos, obrigações e compromissos assumidos com seus fornecedores e clientes, com a habitual regularidade".

Inquérito investiga venda
O procurador da República Edson Abdon Peixoto Filho abriu um inquérito para investigar a venda da Delta ao grupo J&F, detentora da JBS. De acordo com o MPF, o inquérito foi instaurado no dia 11 de maio. O objetivo é apurar possíveis irregularidades na venda da construtora, alvo de denúncias de fraude, corrupção e superfaturamento. O Ministério Público Federal do Rio de Janeiro informou, no dia 16, que já foram enviados ofícios à Controladoria Geral da União (CGU) e ao Tribunal de Contas da União (TCU).

O procurador também pediu à Secretaria-Geral da Presidência da República uma listagem com todos os contratos celebrados entre a União e a Delta, dentro do estado do Rio de Janeiro. Também foram oficiados pelo procurador da República, a Junta Comercial do Rio, a Delta e o grupo J&F.





Fonte: Do G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/50573/visualizar/