Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Policia MT
Quarta - 30 de Maio de 2012 às 14:23
Por: Renê Dióz

    Imprimir


A delegada Cleibe Aparecida de Paula iniciou na tarde desta quarta-feira (30) o interrogatório de mais duas pessoas investigadas pela Delegacia Fazendária no esquema de desvio de recursos da Conta Única do Estado.

Elisabeth Alves da Guia e Marina Spalatti são apontadas como beneficiárias do rombo calculado em mais de R$ 12,9 milhões ao erário. Também aguarda para ser interrogado neste momento Gustavo Ferreira Gomes, irmão de Edson Rodrigo Ferreira Gomes – cooptador confesso do esquema.

Os três que depõe hoje tiveram as contas bancárias movimentadas pelos articuladores do suposto desvio de verba, desarticulado durante a Operação Vespeiro, deflagrada pela Polícia Civil no início deste mês.

A investigação revelou que servidores da Sefaz, articuladores do esquema, cooptavam pessoas próximas e familiares para que elas fornecessem os nomes para a abertura de contas bancárias em que os recursos desviados seriam movimentados. Ou seja, a maioria dos supostos beneficiários era meramente usada para viabilizar o esquema e quase nada sabiam a respeito.

A polícia chegou a identificar a movimentação de mais de R$ 2 milhões entre 2007 e 2011 em conta bancária de Paulino Silva da Cunha, preso na manhã de quinta-feira (03) e que se apresentou como pedreiro. Paulino disse que ele e a esposa, Márcia da Silva Santos, foram cooptados para o esquema.

Muitas dessas pessoas cooptadas eram enganadas com a promessa de que seriam contempladas com uma casa própria, por meio do Programa Minha Casa Minha Vida. Três empregadas domésticas ouvidas informaram que recebiam quantias irrisórias para manter o esquema em funcionamento. Alguns laranjas eram corrompidos com calça jeans ou até mesmo botijão de gás de cozinha, segundo a polícia.

Era por meio dos laranjas que os servidores e pessoas próximas, especialmente seus parentes, conseguiam se beneficiar dos recursos públicos subtraídos da Conta Única. Os principais cooptadores de laranjas eram o servidor terceirizado Edson Rodrigo Ferreira Gomes e Magda Mara Curvo Diniz, coordenadora do controle da Conta Única do Estado.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/50789/visualizar/