Após dois dias de greve, os motoristas e cobradores do transporte intermunicipal da região de Campinas retomaram as atividades na tarde desta terça-feira. Essa foi a terceira paralisação no mês dos funcionários das empresas Viação Boa Vista e Rápido Luxo Campinas. A greve afetou, diariamente, ao menos 70 mil usuários no Terminal Metropolitano com destino aos municípios de Monte Mor e Hortolândia. A categoria quer 10% de aumento no salário.
Na semana passada, os prejudicados com a paralisação foram os passageiros das linhas que fazem os trajetos de Campinas a Vinhedo e a Valinhos. Segundo a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), orgão que gerencia o Sistema Metropolitano de Transporte, a greve terminou após o anúncio da demissão de 10 funcionários.
De acordo com as empresas, a paralisação era considerada irregular porque não tinha representatividade sindical. Um pedido de medida cautelar chegou a ser interposto no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região de Campinas.
A greve pode se estender a outros municípios e atingir mais linhas intermunicipais na próxima quinta-feira. Os funcionários das empresas de ônibus de Americana, Sumaré, Santa Barbara d"Oeste e Nova Odessa podem aderir à paralisação, triplicando o número de passageiros prejudicados sem o serviço. O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Americana e Região aceitou a proposta patronal de reajuste de 7%.
Comentários