Movimento Pró-Logística debate em Sinop conclusão da BR-163
A Aprosoja apresentou as ações do Movimento Pró-logística durante um seminário nesta segunda (28), em Sinop. A reunião faz parte do Estradeiro organizado pela entidade e que, nesta semana, vai percorrer a BR-163 de Mato Grosso até Santarém, no Pará. De acordo com o presidente da Aprosoja e do Movimento Pró-Logística, Carlos Fávaro, esta é uma oportunidade de fazer uma prestação de contas para a sociedade a respeito dos trabalhos do movimento e também unir forças para conseguir viabilizar os pleitos de infraestrutura e logística para o estado.
“O Movimento Pró-logística não tem dinheiro para construir obras, mas nosso papel é mobilizar a sociedade em prol desses benefícios. Esses seminários servem para prestar contas do que estamos articulando para que a obras saiam do papel”, explicou.
Para o produtor rural de Sinop, Adelmo Zuanazzi, a principal dificuldade enfrentada pelos agricultores é a distância de Mato Grosso das vias de escoamento e as péssimas condições de trafegabilidade destas vias. “A BR-163 é um sonho de 25 anos, que se concretiza a passos muito lentos. Precisamos acabar com a burocracia e investir também em ferrovias e hidrovias”, afirmou.
E é realmente esta burocracia que dificulta a efetiva conclusão das obras, segundo o consultor em logística e ex-superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), Luiz Antôno Pagot, que acompanha a comitiva do Estradeiro. “O entrave hoje é burocrático, temos que conversar com o ministério dos Transportes e com o Dnit para saber de que maneira podemos solucionar os problemas, que vão desde morosidade por parte das empreiteiras até ajustes nos projetos. Há ainda as questões ambientais a serem resolvidas, como, por exemplo, a burocracia e lentidão para liberar as licenças ambientais. Só assim as obras vão andar”, afirmou Pagot.
Fávaro exemplificou como o Movimento Pró-logística pode ajudar a agilizar as obras necessárias para Mato Grosso: “No ano passado tínhamos R$ 200 milhões para serem empenhados para fazer pagamentos de trechos de rodovia que já haviam sido feitos. O governo estava numa ‘operação-tartaruga’, paralisando as obras e deixando as empreiteiras em uma má situação. O movimento se mobilizou, reunimos prefeitos, deputados e senadores para falar com o governo e a situação se normalizou”.
Estradeiro - Os Estradeiros da Aprosoja têm o objetivo de avaliar a qualidade das principais vias de escoamento da produção de soja e milho do estado. No Estradeiro da BR-163 a comitiva da Aprosoja viaja até Santarém, no Pará. A comitiva saiu de Cuiabá na segunda (28) e a previsão é encerrar a viagem na próxima quinta, dia 31 de maio.
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