Repórter News - reporternews.com.br
Policia MT
Terça - 29 de Maio de 2012 às 12:00

    Imprimir


Rádio Sorriso
Veículos roubados pela quadrilha.
Veículos roubados pela quadrilha.

Nove meses de investigações da Polícia Judiciária Civil e mais de 6 mil quilômetros rodados resultaram na desarticulação de uma quadrilha especializada em roubos de maquinários agrícolas, cargas e caminhões. A quadrilha começou a ser desmontada com a elucidação de um assalto seguido de sequestro ocorrido no município de Sorriso (420 km ao Norte), em agosto de 2011. 
 
A operação iniciou na quinta-feira (24.05) passada e finalizou na segunda-feira (28.05). Oito pessoas estão indiciadas no inquérito policial conduzido pelo delegado Thiago Garcia Damasceno e duas estão presas. Os presos vão responder por roubo e formação de quadrilha e receptação.
 
De acordo com as investigações, um dos líderes da quadrilha é José Onezimar do Nascimento, conhecido por “José Goiano” ou “Gordo”. Ele é apontado como dos  chefes da organização, que conta com integrantes de Primavera do Leste, Paranatinga e Cuiabá.
 
O assaltante está foragido, mas com dois mandados de prisão decretados pela Justiça. O criminoso é procurado por crime de roubos e furtos de veículos no Estado de Goiás e tem mandado de prisão pela Justiça mato-grossense. Ele também é investigado em diversas ocorrências de crimes praticados na região de Sorriso.
 
Bem organizada, a quadrilha tinha funções divididas. Uns roubavam, outros transportavam, outros cuidavam das vítimas, e alguns vendiam o material produto dos roubos. O criminoso, José Onezimar era mentor das ações criminosas.
 
Dois integrantes da quadrilha foram detidos, um em Tangará da Serra e outro em Primavera do Leste. Eles são apontados como linhas de frente das operações criminosas. A Polícia investiga um fazendeiro de Primavera do Leste, que supostamente financia os crimes, comprando por baixo valor alguns maquinários e equipamentos que eram utilizados em sua fazenda.
 
A Polícia Civil identificou Gilberto Brut, conhecido por “Bradock”, como o responsável por intermediar as vendas dos produtos e equipamentos furtados para abastecer financeiramente a quadrilha. Nas investigações foi entregue por Bradock um trator Ford traçado, furtado em Sorriso em 10 de julho de 2011 e encontrado na divisa de Mato Grosso com Goiás. O maquinário foi apreendido pelos policiais civis de Sorriso.
 
Estão presos em Sorriso, Gilberto Brut e Erasmo Carlos, dono do Santana utilizado na prática um roubo, que deu início a toda a investigação.
 
Nas investigações, os policiais recuperaram uma carreta bitrem carregada com toneladas de fertilizantes, tomada de assalto em Primavera do Leste e encontrada na divisa dos municípios de Paranatinga e Sorriso. Uma pessoa foi presa na ocasião, e acabou revelando a participação de “José Goiano” e Gilberto e que o destino da carreta e da carga seria uma fazenda em Primavera do Leste.
 
Durante as investigações, a Polícia Judiciária Civil chegou também a uma fazenda, no Distrito de Boa Esperança do Norte, em Sorriso, onde o dono teria comprado um dos tratores roubados pela quadrilha. No imóvel, os policiais apreenderam uma caminhonete Ranger, duas motocicletas e uma carabina. A máquina já não estava mais na fazenda, tinha sido levada para um assentamento nas proximidades, onde os policiais encontraram o trator em péssimo estado de conservação. 
 
O roubo e sequestro
 
No dia 29 de agosto de 2011, nas imediações do Distrito de Primavera, do município de Sorriso, próximo a Lucas do Rio Verde, um motorista foi rendido e tomado de assalto um caminhão que carregava um trator. A vítima ficou amarrada por várias horas. A vítima, Nadir Jascov, se deslocava de Cuiabá para Guarantã do Norte, dirigindo um caminhão Mercedes - prancha - transportando um trator marca Valtra, modelo BH 180, e nas proximidades do Distrito de Primavera foi abordada por quatro assaltantes, armados com espingardas e revólver que ocupavam um Santana prata.
 
O motorista foi encapuzado e levado até a uma região de mato, sendo amarrado e vigiado. Segundo a vítima, o caminhão foi levado para local ignorado. O motorista conseguiu se livrar do cárcere privado e ao registrar a ocorrência na Delegacia de Policia de Sorriso começaram as investigações.
 
“O primeiro passo foi buscar a identificação destes assaltantes e quem poderia estar por trás destes fatos e conseguimos identificar o veículo Santana e seu proprietário e este revelou que havia vendido o carro”, frisou o investigador Fernando Marques, que esteve à frente das investigações, sob o comando do delegado Tiago Damasceno.
 
Apreensão 
 
No total, os policiais civis de Sorriso recuperaram um caminhão, uma carreta bitrem,  dois tratores, duas motos, uma espingarda e a caminhonete que será checada assim como o registro de duas pessoas presas. 
 
Com informações de Fernando Luis/ Departamento de jornalismo Rádio Sorriso.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/50929/visualizar/