Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 28 de Maio de 2012 às 14:48

    Imprimir


Os bairros da região do Cristo Rei em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, recebem a partir desta segunda-feira (28) a aplicação do fumacê contra a dengue. A medida foi tomada depois do aumento no número de casos na doença no estado. Ainda não há data prevista para o uso do fumacê na capital.

Conforme Oberdan Lira, superintendente de Vigilância e Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES), apenas bairros que atendem aos critérios estabelecidos pela secretaria farão parte do trabalho. “Eles foram escolhidos por critérios como densidade populacional, número de imóveis e incidência semanal de casos de dengue”, explicou o superintendente.

Ainda de acordo com Oberdan Lira, um critério determinante na escolha dos bairros é a limpeza. Segundo ele, apenas os bairros que passaram recentemente por um trabalho de limpeza urbana é que devem receber a borrifação do fumacê.

A escolha de bairros que passaram por limpeza se deve ao fato de o fumacê matar apenas o mosquito. “Se ainda tiver criadouro no local, mesmo que use o fumacê, não vai ter efeito porque apenas cinco dias depois, o mosquito vai estar nascendo”, detalhou Oberdan.

A diretora de vigilância de saúde de Várzea Grande, Maria Guimarães Eckart, explica que os moradores precisam deixar portas e janelas abertas quando o carro do fumacê passar. “Os mosquitos se escondem atrás dos móveis. Com a casa fechada o veneno não mata o transmissor”, pontuou.
Fumacê em Cuiabá

Conforme o superintendente de Vigilância e Saúde, ainda não há uma data marcada para iniciar os trabalhos com o fumacê na capital. “Nós estamos esperando a análise do município. Nós já temos um planejamento de trabalho em Cuiabá e acredito que ainda nesta semana teremos uma resposta do município”, afirmou.

Casos

Os dados recentes divulgados pela Secretaria de Saúde mostram que o estado já registrou neste ano 23.864 casos. O número é 300% maior se comparado com o mesmo período do ano passado, quando os registros somavam 5.865 casos. A SES confirma a morte de 8 pessoas no estado em 2012.
 





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/50997/visualizar/