Repórter News - reporternews.com.br
Média passou de 9,8 kg por habitante ao ano para outros 11 kgs até 2013. Associação dos Criadores fala em mudança de hábitos na dieta alimentar
Consumo de carne suína cresce 12% em Mato Grosso
O mato-grossense está comendo mais carne suína. Entre 2010 e 2013 o consumo per capita passou de 9,8 quilos para atuais 11 quilos/ano, evolução de 12,2%, segundo a Associação dos Criadores (Acrismat).
Ainda assim, está abaixo da média brasileira, atualmente em 15,3 quilos por pessoa ao ano.
Ainda assim, está abaixo da média brasileira, atualmente em 15,3 quilos por pessoa ao ano.
Para o presidente da associação que congrega os suinocultores, Paulo Lucion, a inserção desta proteína animal na dieta do cidadão cresce sempre que os hábitos alimentares mudam. Mas ele diz ainda haver resistências e preconceitos em relação a esta carne. "Ainda há muitos mitos", avaliou o dirigente nesta quarta-feira (06), durante o Fórum da Suinocultura do Centro-Oeste, em Cuiabá (MT).
De acordo com o representante, ainda que abaixo da realidade nacional, o consumo mato-grossense evoluiu de forma considerável nos últimos anos. Lucion cita o exemplo de 2001, quando cada mato-grossense comia apenas 5 quilos de carne suína. Nestes 12 anos foram 115% de crescimento.
Campanhas de divulgação, formação em diferentes elos da cadeia produtiva, finalizando no varejo, tem fomentado o uso da carne suína. Aos poucos, ela também vai sendo utilizada na merenda das escolas do Estado, a exemplo do que já ocorre em Tapurah, município a 414 quilômetros de Cuiabá.
"Nossa meta é alcançar a média brasileira de consumo da carne", disse Lucion. Ações do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura, desenvolvido pela Associação Brasileira dos Criadores (ABCS), também estão dando mais visibilidade à suinocultura. O objetivo é a modernização da comercialização da carne e a generalização de boas práticas de produção.
De acordo com a coordenadora do programa, Lívia Machado, a meta é que o país atinja 18kg de consumo por habitante até 2015. "O brasileiro é um grande consumidor de carne como um todo, mas a carne suína está muito atrás das demais carnes", citou. Em 2011, quando o brasileiro ingeriu uma média de pouco mais de 90 kg de carne ao ano, pelo menos 45 quilos foram de frango, 39 kg de carne bovina e apenas 15 quilos suínos.
Ao todo, 15 Estados do país participam do programa. Em 2010, quando iniciou, eram apenas sete. Conforme a ABCS, o ritmo de incorporação da carne suína à dieta alimentar do brasileiro tem sido de um quilo ano.
Fonte:
Do G1 MT
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/5125/visualizar/
Comentários