Grupo JBS concentra 35% dos abates de bovinos em Mato Grosso
O grupo JBS concentra 35% dos abates de bovinos em Mato Grosso, segundo afirmou o presidente da divisão de carnes da JBS Mercosul, Renato Mauro Costa, em palestra no seminário da BMF&Bovespa "Perspectivas para o Agribusiness em 2012 e 2013", realizado nesta terça-feira (22), em São Paulo. A informação é do Valor Econômico.
O executivo negou as críticas de que a empresa monopoliza o mercado de carne bovina. Segundo ele, a participação da JBS nos abates em Mato Grosso, Estado cuja concentração é considerada mais crítica, é de 35%, enquanto que nos Estados de Goiás e Mato Grosso do Sul esse porcentual é de 20%.
“O que está faltando é diálogo entre as partes e queremos melhorar essa relação”, disse ele. Por esse motivo, acrescentou Costa, a JBS criou, há dez dias, a diretoria de relações com o pecuarista, sob o comando de Eduardo Pedroso. “Nosso intuito é aproximar a empresa e responder os questionamentos do produtor”, explicou.
O presidente da divisão de carnes da JBS também negou acusação de pecuaristas de que o grupo estaria investindo em frigoríficos menores, para comprá-los e fechá-los, concentrando ainda mais o abate nas 35 plantas do JBS. “Todos os negócios que fizemos neste ano estão operando com pelo menos 85% da capacidade instalada. Das 12 unidades de abate adquiridas pela JBS neste ano, duas não entraram em operação por estarem em fase de construção”, argumentou.
Renato Mauro informou que o grupo vai inaugurar uma unidade dentro de 90 dias e a outras em 2013, referindo-se a um frigorífico em Mato Grosso, que deve ser inaugurado no segundo semestre deste ano, e uma unidade no Pará, que deve entrar em operação apenas no próximo ano.
Apesar disso, o executivo reconheceu que a companhia mantém alguns frigoríficos por conta da sobreposição de unidades em algumas regiões do país, especialmente em Mato Grosso. Segundo ele, a sobreposição de unidades não tem relação com as aquisições realizadas pela companhia neste ano, e sim uma consequência da aquisição do Bertin, em 2009.
O grupo JBS é o maior exportador mundial de carnes. No Brasil, tem 35 unidades de abate, 23 indústrias de couros, 16 centros de distribuição, sete indústrias de lácteos, dois confinamentos e fábricas de biodiesel, colágeno, carne em conserva e vegetais. O grupo emprega 45 mil trabalhadores em todo o território nacional.
Comentários