Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 23 de Maio de 2012 às 11:56
Por: Laércio Guidio

    Imprimir


Divulgação
Aterro sanitário desenvolvido pela empresa Serrana em Laguna, SC
Aterro sanitário desenvolvido pela empresa Serrana em Laguna, SC

Durante reunião do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Turístico – Alto do Rio Paraguai, que ocorreu na tarde de terça-feira (22.05) em Tangará da Serra, representantes da empresa Serrana Engenharia de Joinville, SC, estiveram para mostrar o interesse de construir um aterro sanitário que contemple os municípios que integram o Consórcio.

A empresa arca com todo investimento da obra e aos municípios fica o custo do escoamento da coleta no aterro, que pode variar de R$ 60 a R$ 80 a tonelada de lixo.

Os prefeitos de Nova Marilândia, Santo Afonso, Barra do Bugres, Porto Estrela e Tangará da Serra estavam na reunião e mostraram interesse na proposta, haja vista que a destinação correta dos resíduos é uma cobrança antiga que muitos municípios não conseguem cumprir.

A ideia proposta também é tratar o chorume (liquido do lixo) para que possa ser reutilizado como fertilizante na lavoura.

Para implantação do aterro sanitário coletivo será realizado um estudo de logística nos próximos 10 dias para saber em qual município é mais viável instalá-lo. O representante da empresa alertou que a Câmara Municipal tem que autorizar para que o município sede possa receber resíduos dos outros consorciados num raio de 150 quilômetros.

Após o estudo e com a entrega formal da proposta os prefeitos se reunirão novamente nos próximos dias.

Os municípios que integram o Consórcio Intermunicipal Alto do Rio Paraguai são: Arenápolis, Alto Paraguai, Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis, Denise, Diamantino, Nortelândia, Nova Marilândia, Nova Maringá, Nova Olímpia, Porto Estrela, Santo Afonso, São José do Rio Claro e Tangará da Serra.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/51441/visualizar/