De Messi a Vélez, Neymar tenta acabar com "sina argentina"
O reencontro com o Vélez Sarsfield, nesta quinta-feira, soa como uma tentação para Neymar. Os argentinos ainda não se enquadram ao perfil de vítima do craque santista, fato corriqueiro em seus mais recentes feitos pessoais, e, momentaneamente, só remetem a lembranças negativas ao atacante. A tentativa de acabar com a "sina argentina" pode inspirar para a necessidade de virada do Santos.
Para se classificar às semifinais, o time precisa de vitória por dois gols de diferença ou triunfo por 1 a 0, com a classificação condicionada a vitória nos pênaltis.
No primeiro jogo pelas quartas de final, Neymar sucumbiu, junto com um Santos apático, a marcação do provocador Gino Peruzzi. A atuação foi aquém da média, resumida a uma finalização em 94 minutos em campo e modestos lances de criatividade.
Além do Vélez, Messi, o "sucessor de Messi" e um fracasso com a Seleção Brasileira estiveram pelo caminho. O Terra relembra os tropeços argentinos do camisa 11.
17/11/2010 - Brasil 0 x 1 Argentina - Amistoso
O primeiro deles. Neymar era, praticamente, um debutante na Seleção, ainda no quarto jogo da era Mano Menezes e pouco fez na ocasião. Jogo marcou a volta de Ronaldinho Gaúcho e consagrou o primeiro gol de Messi diante do Brasil, em arrancada nos acréscimos, após bola perdida pelo meia Douglas, hoje no Corinthians.
06/02/2011 - Argentina 2 x 1 Brasil - Sul-Americano Sub-20
Principal estrela do torneio que terminaria como artilheiro, com nove gols, Neymar pouco fez diante dos argentinos. Nervoso, atacante abusou das reclamações e perdeu grande chance, de cabeça, para marcar. Ainda participou da jogada do gol de empate, feito por Willian José. Dessa vez, sucumbiu para Iturbe, La Pulguita - considerado o "sucessor de Messi" -, responsável pelo gol da vitória rival. Posteriormente, daria o troco pessoal no rival com atuação decisiva contra o Cerro Porteño-PAR pelas semifinais da Libertadores do último ano.
Copa América (Argentina)
Em solo argentino, mas, dessa vez, para a primeira principal competição que disputou pela Seleção principal. Atacante protagonizou polêmica logo no primeiro jogo, em áspera discussão com César Farías, técnico da Venezuela, e só marcou diante do Equador, duas vezes. Time caiu para o Paraguai, nos pênaltis, ainda nas quartas de final.
17/05/2012 - Vélez Sarsfield 1 x 0 Santos - Libertadores
O último encontro, há cinco dias, marcou o primeiro jogo pelo Santos contra argentinos. Neymar teve desempenho tímido, pouco tocou na bola e só finalizou uma vez. Na saída de campo, justificou que "nem sempre vai jogar o mesmo futebol" e que o time "sofreu com a marcação".
Comentários