O prefeito da Capital Chico Galindo anunciou nesta terça à noite à Executiva do PTB que não vai tentar a reeleição e propõe apoio à candidatura de Guilherme Maluf (PSDB)
Galindo desiste da reeleição e apoia Maluf, mas PTB dialogará com outros
Em reunião com a Executiva do PTB da Capital nesta terça à noite, o prefeito Chico Galindo comunicou que, oficialmente, está fora do projeto de reeleição e, apesar de defender uma composição para apoio ao deputado Guilherme Maluf (PSDB) ao Palácio Alencastro, transferiu para o diretório municipal a responsabilidade pelo destino do partido. Comandado por Dilemário Alencar, a Executiva chamou os 50 pré-candidatos a vereador para uma reunião, em seguida, e repassou o comunicado do prefeito e avisou que vai abrir diálogo com outras siglas. Este blog já havia antecipado no último dia 17 que Galindo não seria candidato.
Todos os 11 membros da executiva estavam presentes, inclusive os 5 vereadores petebistas: Júlio Pinheiro, Néviton Fagundes, Totó Cesar, Marcus Fabrício e Clovis Hugueney, o Clovito. Primeiro, ouviram atentamente o pronunciamento de Galindo. Ele afirmou, na reunião fechada, que desde 2009, ainda na cadeira de vice-prefeito, já se manifestava contra o instituto da reeleição e que sustentou a tese por todo esse tempo. Depois, explicou que decidiu por ficar de fora do embate eleitoral porque deseja intensificar ações já em andamento, como o Poeira Zero, com previsão de asfaltar mais de 40 bairros até o final do ano, bem como o programa Asfalto Bom, dentro da meta de recuperar 200 km de vias sem asfalto até o final do ano. Avisou que vai se dedicar também ao trabalho de reforma de 201 unidades de saúde e das redes de assistência social e educação, como creches e postos de saúde.
Quanto ao seu apoio político, Chico Galindo, que foi deputado estadual, se tornou vice-prefeito a partir de 2009 e, em abril de 2010, chegou à cadeira de prefeito, deixou claro que defende a candidatura de Maluf. Lembrou que petebistas e tucanos são aliados de eleições passadas, mas que a decisão passaria a ser do diretório municipal. Ele segue no comando regional da legenda e adiantou que vai disputar o pleito de 2014, provavelmente a deputado estadual.
Aliança
Perguntado sobre como recebeu a decisão do prefeito, o presidente do PTB da Capital Dilemário Alencar afirmou que "foi um ato histórico" e de "alguém com desprendimento", já que é de praxe quem estar no exercício do mandato pleitear a reeleição, quando a lei assim o permite. Dilemário disse que, a partir de agora, o "jogo fica zerado" e, mesmo respeitando o desejo pessoal do prefeito de apoio ao nome de Maluf, o PTB abrirá diálogo com outras siglas. Citou, entre as possibilidades, a busca de entendimento com o PDT, que tem como pré-candidato o médico Kamil Fares, e o PSD, que chegou a ensaiar projeto majoritário com o ex-deputado e secretário de Comunicação Carlos Brito.
Comentários