Mais de 30 entidades brasileiras e internacionais se unem para tratar de economia verde e desenvolvimento sustentável na conferência da ONU
SustainAGRO posiciona o agronegócio na Rio+20
Organizações de diversos países que atuam na promoção da agropecuária lançaram o portal SustainAGRO, concebido para reforçar a posição do setor nos debates sobre economia verde e redução da pobreza, temas da Rio+20, a Conferência das Nações Unidas para Desenvolvimento Sustentável, que ocorrerá entres os dias 13 e 22 de junho no Rio de Janeiro.
Site trilíngue, o SustainAgro pretende apresentar práticas agrícolas sustentáveis, já adotadas no Brasil e em outros países, e que são consideradas cases de sucesso, pois reúnem características de aumento de produtividade e proteção ao meio ambiente.
A iniciativa conta com o apoio da Aprosoja e outras entidades como, por exemplo, Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Asociación de Biotecnología Vegetal Agrícola, da Colômbia, Asociacion de Semilleros Argentinos, RedeAgro, Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), Instituto para o Agrenegócio Responsável (Ares), Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), entre várias outras instituições.
De acordo com André Nassar, diretor da RedeAgro, o Brasil e a América Latina desempenham um papel vital para a produção e a exportação de alimentos para o mundo. “Acredito que o melhor caminho para aliar o aumento da produção de alimentos à preservação dos recursos naturais é investir em uma estrutura de produção tipicamente comercial, incluindo a agricultura familiar”.
Na mesma linha, Adriana Brondani, diretora-executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), ressaltou a necessidade de aumentar a produção agrícola por meio da integração de tecnologias. “Seremos cerca de nove bilhões de habitantes no planeta em 2050, e haverá uma demanda crescente por segurança alimentar e alimentos mais acessíveis, questão estratégica para a erradicação da pobreza e sistemática redução da fome no globo”.
Todo o material do SustainAGRO está reunido em www.sustainagro.org. Além do site, o SustainAgro também está no Facebook, no Twitter e no YouTube
Comentários