Avaliação de Ciclo de Vida é tema de encontro na Embrapa Agroenergia
Como parte dos eventos comemorativos do aniversário de seis anos, a Embrapa Agroenergia promove, amanhã (23/05), o II Encontro em Avaliação de Ciclo de vida (ACV). O evento é gratuito e acontece no auditório da instituição, em Brasília/DF, das 8h30 às 12h. Confira a programação:
· O panorama da ACV no Brasil
Gil Anderi da Silva – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP)
· O uso de ferramenta computacional para auxiliar a execução de ACVs - Estudo de caso da agroindústria com o software SimaPro
Felipe Lion Motta - ACV Brasil
· ACV do melão focada em mudanças climáticas e escassez hídrica
Maria Cléa Brito de Figueirêdo – Embrapa Agroindústria Tropical
A ACV é uma metodologia para avaliar os impactos ambientais associados a um produto, processo ou atividade, por meio da identificação e quantificação dos fluxos de energia e materiais ao longo do ciclo de vida da cadeia produtiva. A Embrapa Agroenergia, em parceria com a Embrapa Meio Ambiente e outras instituições, já a utiliza em suas pesquisas com pinhão-manso.
Para participar do evento não é necessário fazer inscrição prévia. Basta comparecer à Embrapa Agroenergia, que fica no Parque Estação Biológica, s/nº, em Brasília/DF. As vagas são limitadas. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail sac.cnpae@embrapa.br.
Semana de comemorações
A semana de comemorações do aniversário da Embrapa Agroenergia foi aberta ontem (21), com duas palestras. A primeira delas foi ministrada pelo professor de Economia João Furtado, da Escola Politécnica da USP, que falou sobre o “Novo cenário para os recursos naturais e as perspectivas para o Brasil frente às mudanças na economia mundial”. Ele lembrou que um país rico em recursos naturais pode se limitar à exploração deles sem construir riquezas ou utilizá-los em prol do desenvolvimento. “Os recursos naturais não existem até que alguém os “descubra” e passe a usá-los”, ressaltou.
Na segunda palestra, o diretor-executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Maurício Lopes, falou sobre a importância da inovação aberta na pesquisa agropecuária e da obtenção de ativos (genes, promotores, vetores, substâncias) que mantenham a competitividade dos produtos e das tecnologias desenvolvidas pela Empresa. “É muito difícil imaginar hoje uma instituição que consiga inovar sozinha”, alertou Lopes. Nesse sentido, o diretor chamou a atenção para a necessidade de estabelecer parcerias com outras instituições e empresas para que as pesquisas se convertam em tecnologias disponíveis no mercado.
Outros eventos
A cerimônia oficial de comemoração dos seis anos da Embrapa Agroenergia acontece nesta quinta-feira (24) – data do aniversário –, a partir das 10h30. No evento, serão assinados acordos de cooperação e lançadas duas publicações: os Anais do Encontro sobre Metabolômica e a quarta edição da Agroenergia em Revista, que é dedicada ao tema biorrefinarias.
Também para quinta-feira está agendado o seminário “Novos Desafios do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC)”, que será apresentado pelo diretor-superintendente da instituição, Gustavo Leite. Na sexta-feira (25), as comemorações serão encerradas com o Workshop Produção Industrial de Microalgas para Biodiesel. Promovido pela Ubrabio com o apoio técnico-institucional da Embrapa Agroenergia, o evento será realizado no Hotel Naoum, em Brasília/DF, das 8h às 18h. A programação completa e informações sobre inscrições estão disponíveis em: www.ubrabio.com.br.
Comentários