Composto pelas empresas CR Almeida, Santa Bárbara e Astep, o consórcio vencedor propôs ao governo construir o VLT por um valor de R$ 1,477 bilhão, cerca de R$ 200 milhões acima do valor fixado inicialmente pelo governo de Mato Grosso. O estado esperava gastar até R$ 1,2 bilhão. Segundo a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), o consórcio deve finalizar a obra em até 24 meses. O governo informou que já estuda um modo de fazer a complementação do valor a ser gasto com o VLT.
Na oportunidade da apresentação das quatro propostas finalistas, o representante do Consórcio Cuiabá, Ricardo Sanches, explicou que o grupo realizou uma avaliação estritamente técnica para chegar até ao atual preço. A próxima etapa da licitação será realizada na quinta-feira (24), quando a equipe da Secopa deve fazer a análise da documentação do consórcio vencedor.
Em segundo lugar na licitação ficou o Consórcio Mendes Júnior, e em terceiro o Consórcio Tranvia Cuiabá. Já o Consórcio Expresso Verde, que também estava concorrendo, foi desclassificado por ter apresentado o maior preço.
As propostas oferecidas pelos consórcios surpreenderam a cúpula do governo do estado. Segundo o secretário extraordinário da Copa, Maurício Guimarães, o valor do VLT será reajustado. "Estamos com recurso garantido nesse valor (R$ 1,2 bilhão). Feita a finalização do processo nós vamos discutir de que forma vamos fazer essa complementação", ressaltou o secretário.
Trilhos em Cuiabá
O VLT é considerado a maior obra pública de Mato Grosso na atualidade. Ao longo dos 22,2 Km do trajeto do VLT, serão necessárias intervenções viárias como a construção de cinco viadutos, três trincheiras e três pontes.
Com dois eixos, CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro, o modal será implantado no canteiro central das avenidas Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), FEB, 15 de Novembro, Tenente Coronel Duarte (Prainha), Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa. Serão três terminais de integração e 33 estações, que terão uma distância média de 500 a 600 metros entre um ponto e outro.
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