Associação local quer impulsionar o segmento de reflorestamento
Mato Grosso terá primeiro Dia de Campo de Eucalipto
Mato Grosso, conhecido internacionalmente como celeiro do agronegócio – especialmente na produção de grãos, fibras e carne bovina – pode também ser um grande polo florestal, especialmente, por meio do reflorestamento, utilizando eucaliptos. Para apresentar as vantagens e impulsionar a cultura do eucalipto a Cooperativa de Reflorestamento e Bioenergia (CooperFlora Brasil), sediada em Rondonópolis (210 quilômetros ao sul de Cuiabá), promove o 1º Dia de Campo promovido da atividade extrativista. O evento será realizado no próximo sábado, dia 26, a partir das 7 horas, na fazenda Girassol do Prata, localizada na estrada velha no sentido Rondonópolis-Cuiabá.
Criada no ano passado por produtores agroflorestais, a entidade promove o encontro com foco em palestras técnicas, visita de campo à floresta e observação da colheita mecanizada.
“Nossa intenção é levar ao empresário florestal conhecimento técnico, apresentar as vantagens da colheita mecanizada e incentivar a criação de um polo florestal sustentável mediante atração das indústrias de multiuso de base florestal”, salienta o presidente, Gilberto Goellner.
De acordo com a programação do Dia de Campo as palestras seguem o cronograma de: “Silvicultura aplicada x Fertilidade dos solos x Alta Produtividade”, que será ministrada pelo engenheiro agrônomo, consultor florestal e sócio-proprietário da Unisafe Agronegócios, Pedro Francio, de Londrina (PR).
Outra abordagem será “Colheita manual x colheita mecanizada”, com os consultores da Sotreq, Marcos Lima e Marcelo Chiabai. Encerrando esse ciclo de palestras com o consultor do IMA Gestão e Análise Florestal, Marcelo Ambrogi, sobre “Multiuso do eucalipto e polo florestal da região sul de Mato Grosso - cenário atual e futuro”.
Em seguida acontecem as visitas às lavouras de eucalipto com orientação profissional em silvicultura e mecanização da colheita.
ORGANIZAÇÃO - A CooperFlora Brasil foi criada em 2011 com a missão de unir os produtores de eucalipto de todos os portes, visando incentivar a criação de um polo florestal sustentável em Mato Grosso. A entidade já reúne associados de várias localidades).
Esta união visa garantir oferta de matéria-prima em grande e ininterrupta escala, fornecer informações técnicas da atividade e compartilhar experiências de sucesso entre cooperados.
Busca ainda fomentar a criação de um grande polo florestal, para atrair as indústrias de multiuso de base florestal.
A Cooperflora Brasil foi idealizada pelo ex-senador e produtor agrícola, Gilberto Goellner, também idealizador da Fundação Mato Grosso, criada em 1993, com o saudoso pesquisador Dario Hiromoto. Para mais informações acesse o site www.cooperflorabrasil.com.br
SERVIÇO - Os interessados em participar no evento devem encaminhar e-mail para contato@cooperflorabrasil.com.br ou entrar em contato por meio do telefone (66) 3301-4215.
Comentários