Segundo o vereador Lúdio Cabral, os partidos descobriram que têm “diversos pontos em comum”. Petista diz também que sofreu ataque
Cuiabá: PT e PDT afinam conversas em reunião
Visando às eleições de outubro, o pré-candidato a prefeitura de Cuiabá, vereador Lúdio Cabral (PT), se reuniu na manhã de ontem (21) com o presidente municipal do Partido Democrático Trabalhista (PDT), o médico Kamil Fares, para discutir o cenário político da Capital.
Segundo o parlamentar, há grandes possibilidades das siglas caminharem juntas, já que possuem diversos pontos em comum. “Discutimos questões sobre o cenário político, sobre uma possível aliança, e ficou muito clara a afinidade entre a gente. Nós possuímos as mesmas preocupações com Cuiabá”, declarou o vereador cuiabano.
No início deste mês, o médico foi lançado pela sigla como pré-candidato à prefeitura de Cuiabá. Desta forma, tudo leva a crer que Kamil pode ser candidato a vice na chapa encabeçada por Lúdio.
O pré-candidato garante que o PT não abrirá mão de candidatura própria no pleito deste ano. “O PT tem uma decisão tomada por candidatura própria e eu sou o pré-candidato”.
Além disso, o petista afirma que, ainda esta semana, irá se reunir com representantes do PCdoB. No entanto, apesar de estar mais próximo destes dois partidos, o presidente estadual do PT, William Sampaio, garante que a sigla está aberta a conversações.
“Já encaminhamos nossa proposta para os partidos que fazem parte da base do governo e falamos que estamos abertos para discutir e conversar sobre as eleições”.
De acordo com ele, a legenda já está trabalhando em um plano de governo, que deve ser apresentado no próximo dia 20 de junho, durante encontro municipal do PT. A chapa de vereadores e o anúncio do arco de alianças também devem ser feito no mesmo dia.
Com relação à resolução aprovada na semana passada pela Executiva nacional do PT, que estabelece que os resultados das alianças e escolha das pré-candidaturas majoritárias sejam homologados pela Executiva nacional antes da realização das convenções oficiais, o petista garante que a medida não deve atingir a Capital.
Lúdio afirma que participou de uma reunião da Nacional na última sexta-feira (18), onde foi manifestado apoio à sua candidatura. “Nós sofremos ao longo da semana passada um ataque de especulações, sem fundamento nenhum na base real. A minha candidatura está consolidada aqui no partido, não existe a possibilidade de ser vetada pela Executiva nacional”.
Além de Lúdio, o presidente do diretório estadual, Jairo Rocha, também tinha o interesse em encabeçar a chapa para a disputa do Palácio Alencastro. No entanto, dois dias antes da realização das prévias, prevista para o último domingo (20), desistiu.
O anúncio foi feito por meio de nota à imprensa. Segundo ele, a decisão foi tomada após “refletir e debater com meus camaradas, com dirigentes nacionais e com figuras públicas nacionais do partido”. Desta forma, Lúdio, que já possuía o apoio da maioria dos delegados (mais de 80%), foi consolidado como pré-candidato da sigla.
Comentários