Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 22 de Maio de 2012 às 04:38

    Imprimir


Um terremoto de magnitude 5,6 atingiu a Bulgária na madrugada desta terça-feira (noite de segunda em Brasília). Os moradores da capital Sófia, a 23 km do epicentro, se assustaram com o tremor, que não causou danos nem vítimas.

De acordo com a Defesa Civil de Sófia, foram registradas algumas janelas quebradas e pequenos danos materiais. A população da cidade acordou com o tremor, registrado às 3h locais (21h em Brasília), e esvaziou prédios e residências, indo para as ruas.

O epicentro do tremor foi registrado na cidade de Pernik, a noroeste de Sófia, de acordo com a Defesa Civil. O Serviço Geológico dos Estados Unidos informou inicialmente uma magnitude de 5,8 na escala Richter, que foi revisada em dois décimos para baixo em seguida. O abalo aconteceu a 9 km de profundidade.

ITÁLIA

O terremoto foi sentido no sudoeste do país balcânico, na costa do mar Negro, e acontece dois dias depois que outro tremor, de magnitude 6, atingisse o norte da Itália, deixando sete mortos, cerca de 5.000 desabrigados e danos graves em prédios medievais que são considerados patrimônio histórico da humanidade pela Unesco.

Temendo a queda de mais edifícios medievais, os habitantes das cidades atingidas passarão a segunda noite em abrigos temporários instalados pelas autoridades ou nos próprios carros.

Devido aos abalos, o primeiro-ministro Mario Monti decidiu antecipar a volta da Cúpula da Otan, em Chicago, nos Estados Unidos, e deverá chegar na noite desta segunda. Na terça, o premiê deverá declarar estado de emergência na região, o que permitirá a liberação rápida de recursos para recuperar os prédios históricos.

Além das construções, que são consideradas patrimônios da humanidade pela Unesco, o terremoto ainda provocou a destruição de um armazém cheio de queijos parmesão e Grana Padano, com denominação de origem, estimados em € 250 milhões (R$ 652 milhões).






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/51597/visualizar/