Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 21 de Maio de 2012 às 14:11

    Imprimir


O secretário executivo do Ministério das Comunicações, Cezar Alvarez, garantiu nesta segunda-feira que a resistência das empresas de telefonia com relação ao leilão das redes de banda larga de alta velocidade, a chamada 4G, está "totalmente superada".

Sem entrar em detalhes, Alvarez afirmou que atualmente as divergências com relação ao leilão são pontuais.

"As empresas não estão mais contra o leilão como um todo. Aquela resistência dos CEOs [diretores-executivos] das empresas está totalmente superada. O que eu tenho conhecimento agora é sobre questões pontuais", afirmou Alvarez a jornalistas.

A fala do secretário ocorreu em evento de telecomunicações no Rio de Janeiro, cerca de dez dias depois de as quatro grandes operadoras de celular do Brasil --Vivo, Tim, Oi e Claro-- entrarem com uma representação na Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) pedindo a impugnação do leilão, marcado para 12 de junho. Alvarez não informou em que pé está o pedido de impugnação.

O governo irá leiloar no mês que vem o direito de empresas instalarem e operarem rede de banda larga de alta velocidade no país. Os vencedores terão de garantir a cobertura do serviço nas principais cidades que receberão jogos da Copa das Confederações e da Copa do Mundo, em 2014. Há ainda exigência de 60% de conteúdo nacional. A Anatel prevê arrecadar R$ 3,8 bilhões com o leilão.

Perguntado se a indústria nacional está preparada para atender a demanda para equipamentos de ponta, Alvarez respondeu afirmativamente. Alvarez disse que vê a questão do conteúdo nacional como uma política "totalmente defensável nos termos da Organização Mundial do Comércio".

"É um tema controverso, sem dúvida, mas não queremos um mercado cativo e dependente. O mercado é um patrimônio nacional e como tal estamos propondo que as empresas que aqui investem também tragam sua inteligência para cá", afirmou.

RIO +20

Alvarez disse ainda que acredita que não haverá problemas de sinal de internet móvel no Rio de Janeiro durante a Rio+20, conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável que ocorrerá na cidade de 13 a 24 de junho.

Segundo o secretário, as operadoras já estão reforçando seus sinais nos principais pontos da conferência -- RioCentro, aeroportos, Parque do Flamengo, Parque Laje, Píer Mauá e rede hoteleira.

"Na semana passada tivemos uma reunião com a equipe da ministra Gleisi [Hoffmann, da Casa Civil] para darmos uma repassada na infraestrutura de telecomunicações para a Rio+20. Eu espero que esse reforço, que evidentemente é um momento fora da curva, não seja 100% desmobilizado após o término da conferência. Espero que seja mantido 95%, 90% do que será feito. Que isso sirva para o adensamento da qualidade da rede na cidade", afirmou.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/51652/visualizar/